user picture
 

Protocolos

MUNICÍPIOS

Águeda

Município de Águeda

Albergaria-a-Velha

Município de Albergaria-a-Velha

Sever do Vouga

Município de Sever do Vouga

Ovar

Município de Ovar

Estarreja

Município de Estarreja

Ílhavo

Município de Ílhavo

Oliveira do Bairro

Município de Oliveira do Bairro

Santa Maria da Feira

Município de Santa Maria da Feira

Guarda

Município da Guarda



ORGANISMOS OFICIAIS

Secretaria de Estado da Cultura / Direcção Geral das Artes
Fundação INATEL
Instituto Português do Desporto e Juventude
União das Freguesias Águeda e Borralha


Acordo Tripartido 2013-2016

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes, anunciou a 15 de Março de 2013 os resultados do Apoio às Artes na modalidade de Acordos Tripartidos, a celebrar entre a tutela, estruturas artísticas profissionais e respectivas autarquias parceiras, para o quadriénio 2013-2016. O projecto d’Orfeu, que envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Oliveira do Bairro, é um dos apoiados. A informação pode ser consultada no sítio da DGArtes em http://www.dgartes.pt.

A d’Orfeu Associação Cultural integra um dos 23 projectos beneficiários, a nível nacional, destes Acordos Tripartidos, com um apoio financeiro aprovado de 150.000 Euros anuais para cada um dos 4 anos (2013-2016). Este Acordo Tripartido projecta que a d’Orfeu, multi-estrutura de formação, criação e programação com trabalho reconhecido a partir de Águeda (principal Município parceiro), consolide o seu processo de desenvolvimento à escala regional, entendendo-se como seu território de intervenção a rede intermunicipal que inclui também Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Oliveira do Bairro.

Além dos 5 Municípios parceiros deste Acordo Tripartido, a Associação tem ainda relações de trabalho cultural formalizadas com Chaves (norte), Aveiro, Mortágua, Batalha, Fundão, Idanha-a-Nova (centro), Nisa (sul). A par desta grande rede que desenha a geografia do projecto d’Orfeu 2013-2016, ganham espaço decisivo outras parcerias estratégicas, em várias frentes: com o meio artístico (inúmeros acordos de permuta e intercâmbio de produções com companhias de todo o país), com a comunidade (diversos projectos conjuntos na área social e na educação, com escolas e instituições locais e regionais) e com o empresariado (relações dinâmicas entre economia e cultura, com valor acrescentado para ambas, sendo Mecenas da Associação o Grupo M. Rodrigues, AJAP Automóveis, Adega do Fidalgo, Sociedade Comercial do Vouga e Litoprint).

A actividade artística da d’Orfeu para o quadriénio assenta em 4 grandes áreas de intervenção. A plataforma d'Formação responde por uma oferta formativa abrangente e dirigida a todas as idades e públicos. Na Criação, além dos que prosseguem em cena, a vertente criativa fará surgir novos espectáculos já a partir de 2013. Na programação, as quatro grandes ‘marcas’ (Festival i, Festim, O Gesto Orelhudo e OuTonalidades), qualquer delas proposta singular no panorama do país cultural, têm novas edições garantidas e objectivos estratégicos a cumprir. A actividade editorial, sob o selo d’Eurídice, consolida-se como resposta ao anseio de documentar e dar eternidade a muita da actividade criativa desenvolvida na Associação ou nas suas relações artísticas.

A caminho de 18 anos cumpridos de actividade incessante, a d’Orfeu Associação Cultural tem percorrido um caminho bem sucedido de produção artístico-cultural, com impactos aos níveis local, regional, nacional e internacional. Através do seu trabalho e respectivo reconhecimento, projecta doravante as bases rumo ao futuro, reiterando, desta forma, o mérito e a consistência dos seus modelos culturais junto da comunidade e do público.


ARQUIVO

2009
Acordo Tripartido
2007
Protocolo com a Câmara Municipal de Águeda