Na senda das edições anteriores, em que participaram centenas de dirigentes associativos tanto de Águeda como de outros pontos do país, o Seminário para o Associativismo pretende ser uma inspiradora experiência coletiva de formação, conferindo aos participantes oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que podem esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações. Este Seminário baseia-se, em boa medida, na partilha da experiência associativa e cultural acumulada pela d’Orfeu, associação reconhecida por via da sua constante atividade artística e pela sua vasta rede de parcerias, que revela uma capacidade aglutinadora de interesses.

A abertura oficial da edição deste ano do Seminário está marcada para o dia 2 de março, às 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, aberta à imprensa e à comunidade. Até ao fim dessa primeira semana de março, os módulos teórico-práticos suceder-se-ão em horário pós-laboral, alternando entre a Sala de Formação da Câmara Municipal de Águeda e o Espaço d'Orfeu. No sábado 5 de março, a partir das 18 horas, a sessão de encerramento decorrerá na Biblioteca Municipal e incluirá um Debate sobre os resultados e as experiências desta 6ª edição. Será uma oportunidade de partilha e esclarecimento das temáticas abordadas durante as mais de 17 horas de formação.

O VI Seminário para o Associativismo é dirigido aos membros das associações do concelho de Águeda, mas está aberto à participação de todos os interessados. Cada associação pode inscrever quantos participantes desejar, num ou em vários workshops, sendo a inscrição gratuita e aceite por ordem de chegada.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias,
a
partir de 22 fevereiro.
Limitadas à lotação dos espaços e dos workshops.

associativismo@cm-agueda.pt

Descarregar formulário de inscrição


Mais informação:
Telf. 234610070 (ext. 1236)
Gabinete do Associativismo da Câmara Municipal de Águeda

Programa

QUARTA 2 MARÇO

Câmara Municipal - Salão Nobre

18h30 | Sessão de Abertura

Câmara Municipal - Sala de Formação

19h00-20h00 e 21h00-23h00 | Do Projeto à Prática, por Pedro Fernandes

Desenvolvimento de ideias. Definição de objetivos. Planeamento e produção. Balanço e medição de resultados.

QUINTA 3 MARÇO

Câmara Municipal - Sala de Formação


18h00-20h00 | Estratégias Associativas, por João Miguel Gomes

Estrutura organizacional. Motivação de equipas. Dinâmicas de Grupos. Voluntariado e participação.


21h00-23h00 | Financiamento, por Luís Fernandes

Programas de financiamento. Candidaturas nacionais.

SEXTA 4 MARÇO

Câmara Municipal - Sala de Formação

18h00-20h00 | Fiscalidade e Contabilidade Administrativa, por Isabel Tavares

Enquadramento legal e jurídico das Associações. Normativo Contabilístico e Fiscal das Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL).


21h00-23h00 | Comunicação, por Paula Pinheiro

Comunicação Web. Estruturação de cartazes. Relação com jornalistas.

SÁBADO 5 MARÇO

Espaço d'Orfeu

10h00-13h00 e 14h30-17h30 | Som e Iluminação, por José Veiga (som), Pedro Correia (iluminação) e Célia Correia (formador e assistente)

Considerações técnicas e esquemas do sistema. Loudness – perceção auditiva da pressão sonora. Som ao vivo: regras, leis e segurança; eletricidade; logística; especificações técnicas; plano de palco e montagem. Posicionamento de altifalantes. Subs e altifalantes de graves. Lista de canais. Teste de som.

Abordagem do sistema de iluminação, gerador/quadro, lei de ohm. Rider técnico, organização do trabalho, métodos e procedimentos. Projetores convencionais. Sistema de controlo. Autómatos de iluminação.

Biblioteca Municipal - Sala Polivalente

18h00-19h30 | Consultório Associativo, Debate e Encerramento