user picture
 

Festim

Próxima edição: 22 junho a 21 julho 2017

O “Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo”, chegou ao público no Verão de 2009, recebendo a herança do “Festival Temático de Músicas do Mundo” (2002-2008), que havia vinculado cada edição a um tema específico: a “Cimeira do Fole” dedicou-se aos grandes intérpretes mundiais da concertina, o “Festival das Músicas do Mundo Cigano” trouxe a saga musical desta etnia aos palcos, o “Mestiçal Peninsular” consagrou um cartaz atento às expressões musicais ibéricas. O Festim, estruturado numa programação em rede, representa uma mais-valia com vista a uma oferta cultural de referência, com benefícios locais associados à projecção exterior de cada um dos municípios envolvidos.

A intervenção da d’Orfeu nos municípios que partilham o Festim resulta de dois factores distintos, mas complementares. Por um lado, a existência de um contexto quase exclusivamente amador de prática artística e cultural, sendo a d’Orfeu um dos raros agentes culturais profissionais da região, portador de uma vocação de envolvimento inter-associativo com os grupos e colectividades locais. Por outro, a aposta dos municípios na apresentação de propostas de carácter inovador à escala local, numa estratégia de qualificação de novos públicos. Será pois, um parceiro estratégico e dinâmico para o débito cultural da região, respeitando por um lado as suas idiossincrasias e, por outro, estimulando a educação cultural das populações, em complemento das políticas culturais locais.

O sucesso alcançado consecutivamente desde 2009 lançou as sementes para a sua expansão a novos municípios, fazendo do Festim um projecto de alcance verdadeiramente regional e com crescente projecção mediática a nível nacional. É o único festival português a integrar a rede europeia European Forum of Worldwide Music Festivals. Em 2015 o Festim conquista o selo EFFE (Europe For Festivals, Festivals for Europe), atribuído pela European Festivals Association, que assim distingue os melhores festivais europeus garantindo notoriedade internacional aos galardoados.

Aftermovie da 8ª edição:

Sítio oficial do festival
www.festim.pt

CLIPPING
Entrevistas e reportagens na imprensa nacional.

ARQUIVO
20162015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009