Porque é de pequenino que se desperta o espírito criativo, o 'Festival i' aproxima os públicos mais novos às artes performativas e tem encontro marcado, logo na sexta-feira 20, com turmas escolares do município.

Já durante o fim-de-semana (sábado 20 e domingo 21), a cidade é palco para todas as idades e o evento alternará entre vários locais: Espaço d’Orfeu, Auditório do CEFAS, Biblioteca Municipal Manuel Alegre, Teatro de Bolso do Orfeão e as ruas da cidade de Águeda. Assumindo-se como um verdadeiro roteiro cultural ao longo do dia, o 'Festival i' volta a apostar na experiência pedonal entre os diferentes locais de actuação, fazendo da própria rua um lugar de festa.

O programa detalhado pode ser consultado no issuu.com e nas redes sociais da d'Orfeu. A venda de pulseiras, que são válidas para todo o festival, inicia pelas 14h do primeiro dia do festival aberto ao público (sábado 21 Maio), nos respectivos locais dos espectáculos.

Com o Festival ‘i’, há hoje e amanhã para o público cultural em Águeda. De 20 e 22 de Maio, artes de palco com ternura!


cartaz da 3º edição

Fotos
Programa

SÁBADO 21 MAIO

11h00, Mercado Municipal
animação de rua, Kopinxas
Clowns brincalhões em andas, carregados com uma mala cheia de malabares. Animação circense, com interacção e diversão à fartazana. Durante a manhã de sábado e em vários outros momentos do programa, Os Kopinxas são a animação permanente do público do Festival i.


14h30, Teatro de Bolso
Eram 7 os Medos de Pedro (d’Orfeu)
Medos e sonhos… Peça teatral da d’Orfeu para público infantil que retrata um miúdo igual a tantos outros. Era uma vez o Pedro. A avó do Pedro. O amor dos dois. E os 7 medos do Pedro. O mundo mágico da infância, onde a fantasia vence medos.


15h30, Praça do Município
Trogloditas (Tanxarina Teatro)
Hilariante viagem à pré-história. Os Trogloditas mostram-nos a singular forma de vida dos nossos antepassados mais divertidos, com gestos, grunhidos e estranhos objectos e instrumentos, numa caverna montada em plena rua. Com o humor primitivo destes Trogloditas, o difícil é parar de rir.


16h30, Auditório do CEFAS
João e o Pé de Feijão (Partículas Elementares)
As marionetas dão uma nova vida a esta velha história. João é um boneco com alma de menino, num espectáculo que explora as riquezas do universo infantil. As mirabolantes aventuras do João, a corda bamba das lutas internas da infância e a aventura criativa que é crescer: eis um espectáculo obrigatório no i.

18h00, quintal Espaço d’Orfeu
Bail’i – 1ª parte (No Mazurka Band)
Ao fundo do quintal, uma tenda de baile, com o som ao vivo dos “No Mazurka Band” e o seu folk português, inspirado em músicas tradicionais reinventadas e vibrantes. Sábado e domingo à mesma hora, um baile para toda a família, com a alegria das danças a prometer gastar o chão.

18h30, latada Espaço d’Orfeu
Rua do Pátio (Kopinxas)
As brincadeiras de quando a rua era ponto de encontro das crianças. Tudo se passa no pátio de uma típica casa alentejana, com janela e floreira. Três amigos brincam e aprimoram habilidades circenses. A diversão culmina com a participação do público, incluindo as crianças que os “graúdos” têm dentro.

DOMINGO 22 MAIO

11h00, Biblioteca Municipal
Bebés com Música (Ricardo Falcão e Tozé Bexiga)
Músicas em compasso bebé. Concerto interactivo para filhos e pais numa orquestra de brinquedos que produzirá uma experiência vibrante para as orelhas dos pequenotes.


14h30, Teatro de Bolso do Orfeão
Tristão Cara de Cão (Elefante Elegante)
Comédia gestual, numa língua inventada mas decifrável por todos. A tristeza tratada de forma cómica e ingénua. Tristão, abandonado, oferece o coração a um pássaro e perde a capacidade de sorrir. Até que aparece uma boneca de trapos que toma a missão de devolver o sorriso a Tristão.

15h30, baixa da cidade
Encontros (Lusco e Fusco)
Brilhante criação de circo contemporâneo, tendo como único instrumento o corpo, num espectáculo com um código próprio, sem texto, baseado na subtileza. Comédia e virtuosismo numa peça que retrata o encontro físico e emocional de dois amigos a quem só falta um... abraço.

16h30, Auditório do CEFAS
Film’us (ACERT)
Em Fil’mus vivem-se todas as sensações de uma tardada à frente de um écran, confortavelmente em família. As publicidades marcantes de todas as infâncias, as imagens intemporais. Com música ao vivo e algumas fantásticas memórias televisivas, os adultos é que vão parecer umas crianças!

18h00, quintal Espaço d’Orfeu
Bail’i – 2ª parte (No Mazurka Band)

18h30, latada Espaço d’Orfeu
Titiricircus (Tanxarina Teatro)
A mesma companhia de “Trogloditas” apresenta Titiricircus. As glórias de dois velhos trabalhadores do circo tradicional contadas através de marionetas, com os melhores números de sempre daquele velho circo. Senhoras e senhores, meninos e meninas, o espectáculo vai começar! E o festival vai terminar.