user picture
 

Toques do Caramulo é ao vivo!

Para o mundo, este é mais um disco.
Para o disco, este é um mundo que perseguimos: a capacidade editorial da d'Orfeu ao serviço das suas criações mais marcantes.

Eis rodela feita girar com meios próprios, da nascente à foz navegada em barco nosso. Até o público era nosso. A noite era nossa. Ali houve coisa d'Eurídice.

Capa Toques do Caramulo é ao vivo! © Léa López

Alinhamento

1) São João de Vila Verde
2) Chapéu ao Lado
3) Ó Pedras desta Calçada
4) Dobadoira
5) Debaixo da Oliveira  
6) Ó Ti ó Tiri Titi  
7) Dália, Ó Linda Idália  
8) A Amostra do Pano
9) Real Caninha  
10) Verde Gaio da Guistolinha
11) Ai que Riso  
12) Tau Tau Tau
13) Atiraste, Atirei

Toques do Caramulo funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas. Nos palcos e agora em disco, o concerto é pleno de energia musical e interacção com o público. Recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo.

Todos os temas são arranjos de Luís Fernandes sobre modinhas tradicionais do sopé ocidental da Serra do Caramulo, no concelho de Águeda.

Este disco é dedicado ao Francisco Silva. Há quem suba a serra para fazer recolhas. Ele apenas nela se prolongou até descer com a serra às costas. Veneramos este caramulano de nascença porque nos trouxe as cantigas que pintámos a lápis de cor.

Ficha Técnica

Músicos
Luís Fernandes voz, braguesa, acordeão | Aníbal Almeida rabeca | Lara Figueiredo flauta | Francisco Almeida guitarra acústica | Miguel Cardoso contrabaixo | Ricardo Coutinho bateria trad | Gonçalo Rodrigues bandolim | Bernard Massuir convidado especial

Direcção Técnica
Rui Oliveira 

Misturas
Rui Oliveira e Luís Fernandes
gravad'Or, Águeda, Novembro 2006 a Março 2007

Masterização
José Neves e Rui Oliveira
Espaço dos Sons, Aveiro, Março 2007

Assistência Técnica Gravação
Paulo Brites, Ricardo Elvas, BitOcas e Jorge Sousa

Apoio Técnico
Activar Lda

Desenho gráfico
Léa López

Edição
d'Orfeu Associação Cultural 2007
Gravado ao vivo no Espaço d'Orfeu, Águeda, na noite de 21 Outubro 2006.

OUVIR ÁLBUM COMPLETO


Por Toques do Caramulo entende-se, acima de tudo, este incrível repertório de modinhas viradas do avesso, independentemente do colectivo de músicos que o interpreta, aqui personificado nos sete que tocaram o concerto gravado para este disco. Mas efectivos "toqueiros" são também o João André (cajón) e a Teresa Almeida (flauta). Ao longo do percurso, deram ainda o seu contributo Bruno Pinho (guitarra), Marlene Ribeiro (flauta), Rui Silva (cajón), Rui Oliveira (baixo eléctrico), Bitocas (percussões), Jaime Pereira (percussões), Mara Abrantes (concertina), Telmo Farias (baixo acústico), Artur Alves (viola braguesa), Sérgio Almeida (cavaquinho) e, volta e meia, uns quantos pares de dançarinos da Associação Etnográfica Os Serranos, parceiro primeiro da aventura. 

Edição esgotada.

Web Toques do Caramulo

Web d'Eurídice