Consolidando a vocação da EMtrad' enquanto plataforma educativa revitalizadora da cultura tradicional portuguesa, a d'Orfeu promove um workshop de Adufe, pandeiro quadrado português, a realizar-se no sábado 24 de Novembro, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Um contacto directo com um dos instrumentos mais emblemáticos da música tradicional portuguesa para todas as idades, com ou sem formação musical.
Tendo como ponto de partida a Tradição, o workshop faz a ligação entre as cantigas e o toque do adufe da região de Idanha-a-Nova, tocando e cantando em grupo, e a sua família de frame drums AL-ADUFF mediterrânicos, através da adaptação e exploração de técnicas performativas, ritmos, músicas, culturas e contextos histórico-sociais. Por outro lado, o workshop também aborda o processo construtivo artesanal (como se constrói um adufe, que materiais se utilizam e quais os termos usados para as diferentes partes que compõem o adufe), pretendendo-se despertar o interesse das novas gerações para um instrumento ainda por conhecer, tocar, explorar e desfrutar.
O workshop será realizado em grupo, proporcionando a interacção entre os participantes e o desenvolvimento de competências sociais. Os exercícios a realizar estimulam a coordenação e independência motoras, sentido rítmico e de pulsação, musicalidade, boa disposição, comunicação e partilha. O sistema rítmico silábico a utilizar durante o workshop não requer conhecimentos musicais prévios, sendo transversal e acessível a vários níveis etários e de formação musical.
A inscrição tem o valor de 30€ (27€ para Cartão d'Orfeu) e está limitada ao número de 10 a 20 participantes. Cada participante deve trazer o seu próprio instrumento, havendo alguns disponíveis para usar durante o workshop para quem não tiver (indicar aquando inscrição).
DADOS BIOGRÁFICOS | Rui Silva
RUI SILVA, 1984, Coimbra. Em 2012, concluiu, com nota máxima (10) o Master en Interpretación de Música Antigua - Percusión Histórica, na ESMUC (Barcelona, Espanha), tendo sido aluno de Pedro Estevan. Actualmente, dando seguimento à sua tese de mestrado ("Al-duff: bases para aplicação das técnicas de frame drums mediterrânicos ao adufe, séc. XXI adentro" ESMUC, Maio 2012), desenvolve uma linha de investigação em torno do Adufe, pandeiro quadrado português, religando-o aos frame drums mediterrânicos através das técnicas performativas, e, inovando na construção de protótipos. Em 2012, criou a página: www.facebook.com/al.duff.portugal. É 2º kyu de Aikido Aikikai.