Março Marçagão... teatro em acção!
Depois de “O Labirinto dos Sonhos” no palco de Recardães ter aberto este mês, a d’Orfeu sobe ao palco no final do mês com uma produção da casa: o colectivo “Sorriso Salgado” vai apresentar “Uma Noite no Paraíso” no CEFAS no último sábado de Março, o que acontecerá em cima da comemoração do Dia Mundial do Teatro. O “Sorriso Salgado” vem desenvolvendo diversas acções junto da comunidade, como por exemplo as “Histórias com Sorrisos” (às quartas na Biblioteca) e outras animações pelo concelho, e agora defende criação própria perante o público.

Teatro Voluntário para o Ambiente

Dez voluntários estrangeiros que se encontram em associações em Portugal, tal como o Adrien e o Roberto na d’Orfeu, vão encontrar-se em Águeda entre os dias 13 e 16 de Março. O objectivo é preparar uma peça de teatro sobre a educação ambiental para ser apresentada no Festival da Água e da Floresta em Mourão (Alentejo) no dia 22. É uma colaboração da d'Orfeu com o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, de Évora. Depois de aqui termos acolhido um Encontro Nacional de Voluntários em Julho de 2002, esta é a primeira vez que existe uma iniciativa promovida conjuntamente entre voluntários SVE de diferentes associações.

Vem aí cooperação com América Latina

A d’Orfeu estará presente no Eurolat, em Las Palmas (Ilhas Canárias), de 20 a 25 de Março, um Seminário de Formação de Parcerias destinados a organizações da Europa e de toda a América Latina. Luís Fernandes trabalhará directamente com organizações empenhadas em integrar na rede de parceiros do Programa Juventude com vista a intercâmbios internacionais de jovens entre a América Latina e a Europa e, por outro lado, Roberto Sileo, promoverá a d’Orfeu com vista a novos projectos de voluntariado que possam envolver jovens latino-americanos na d’Orfeu.

Andamento para a paz
O Andamento, com a habitual colaboração da Escola Marques de Castilho, vai apresentar-se a 14 de Março num Seminário promovido pela Associação Nacional de Professores, em Ovar, mostrando o exemplar e continuado trabalho de investimento artístico no meio escolar que o colectivo vem desenvolvendo. A dinâmica de criação do Andamento busca a actualidade dos temas e, em Ovar, num tempo mundial de incertezas, a múltipla personagem usa as palavras que o mundo teimosamente rejeita.