d’Orfeu distingue Eleutério Costa (Sócio Benemérito) e Américo Fernandes (Sócio Honorário)

A d’Orfeu AC, reunida em Assembleia Geral Extraordinária a 28 de Outubro passado, distinguiu Eleutério Conceição Costa como seu Sócio Benemérito e, a título póstumo, Américo Fernandes (falecido nesse dia) como Sócio Honorário. A Associação reuniu em fraterna celebração de um percurso que completa agora 20 anos, cujo programa de comemorações foi também detalhadamente apresentado.

De acordo com o Regulamento Geral Interno (RGI) da d’Orfeu, são sócios Beneméritos aqueles que, pelas suas dádivas à Associação, contribuam de forma determinante para o êxito das suas actividades e que, por proposta da Direcção à Assembleia Geral, mereçam tal distinção. Entendeu a Assembleia que todas as colaborações prestadas, ao longo dos últimos anos, por Eleutério Costa, a título individual ou empresarial, contribuíram para o crescente desenvolvimento que a d’Orfeu tem vindo a alcançar. Do seu percurso de apoio à d’Orfeu constam, além de apoios monetários e um subsídio à actividade editorial, a cedência prolongada do edifício na Avenida Dr. Joaquim de Melo que albergou o espaço d’Artec durante cerca de dez anos, desde 2005 até Fevereiro do presente ano. Além de Eleutério Costa agora distinguido, eram já Sócios Beneméritos da d’Orfeu, desde há alguns anos, José Maria Coutinho e Manuel Rodrigues (ainda hoje Mecenas).
 
Pela primeira vez na sua história de 20 anos, a d’Orfeu entendeu ainda distinguir uma personalidade com a categoria de Sócio Honorário a qual, ainda segundo o RGI, se atribui a quem por uma causa se tenha notabilizado. Num dia de profunda perda para a cultura aguedense, a figura de Américo Fernandes foi proposta pela Direcção como Sócio Honorário, a título póstumo, mas com o seu percurso e a sua inspiração completamente presentes. Foi dos que, nas últimas décadas, mais porfiou no desenvolvimento cultural do concelho de Águeda, por inúmeras iniciativas e no reforço associativo das práticas musicais, folclóricas e filarmónicas, acessível a todos sem descuidar da exigência artística. Apesar da relação próxima para com esta associação (ensinou música e iniciou nas lides associativas os quatro principais fundadores da d’Orfeu, seus sobrinhos) e dos recentes testemunhos de afecto e admiração, foi pela importância que Américo Fernandes representa para o universo cultural de Águeda, de que a d’Orfeu faz parte, que o falecido maestro foi distinguido como Sócio Honorário nº 1.

Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade e aclamação. O reconhecimento público e institucional a estas personalidades será feito a 4 de Dezembro próximo, na cerimónia do 20º aniversário da d’Orfeu, às 18h00 na Fundação Dionísio Pinheiro, momento integrado no Festival “O Gesto Orelhudo” que decorre nessa semana. 

Nesta Assembleia Geral (AG), realizada simbolicamente na mesma data - 28 de Outubro - em que se realizou a primeira AG exactamente 20 anos antes, houve ainda a aprovação de 22 novos Sócios efectivos, curiosamente o mesmo número de Sócios fundadores que estiveram na AG inaugural em 1995. A coincidência reserva a estes novos Sócios - na maioria muito jovens, ligados à formação (como no início da associação) - a esperança histórica de se afirmarem como a próxima geração d’Orfeu. No final, foi tónica o regozijo pelos 20 anos, relembrando passagens marcantes e falando-se do momento actual, de grande vitalidade da instituição e de amplo reconhecimento por todo o percurso. A sessão terminou com convívio no bard’O, como é habito nas noites de Assembleia. Há vinte anos, com passos simples. Agora, futuro compassado.


www.dorfeu.pt
dorfeu.blogspot.com
www.facebook.com/dOrfeuAC