Em 2008, a EMtrad’ reforça as suas propostas formativas para tirar o pó à música tradicional.


Escola de Música Tradicional lança Bolsas
para alunos com dificuldades económicas
e acolhe Visitas Pedagógicas e abre o Coro Infantil e....


A oferta formativa da EMtrad’ está a ficar cada vez mais abrangente. Depois de um trimestre em que as novas propostas tiveram um excelente acolhimento, a Escola de Música Tradicional continua a alargar os públicos para quem trabalha. Em Janeiro, há novas iniciativas na calha: arrancará o Coro Infantil, serão lançadas as Bolsas EMtrad’ e dá-se início à temporada de visitas das escolas básicas à d’Orfeu.

Com o aumento do número de alunos nos últimos meses, o Espaço d’Orfeu já se tornou pequeno para albergar a Aula Grande, actividade que tem habitualmente lugar ao fim de cada trimestre e que junta formadores, alunos e pais. A última Aula Grande, que nunca havia tido lugar fora de portas, realizou-se numa das últimas noites de Dezembro na magnífica Casa do Parque da Alta Vila, cujo salão viveu momentos de intimidade musical com a sala cheia. Na véspera, os alunos já haviam experimentado novas formas de trabalhar a música na actividade ‘Toca a Teca’, que os colocou em contacto directo com o vasto espólio de documentos e edições (dos CD e DVD aos antigos vinis ou cassetes) existente na d’Orfeu.

A EMtrad’ - Escola de Música Tradicional desenvolve, em Águeda, uma oferta formativa ímpar no ensino de instrumentos tradicionais, com destaque para a concertina, a gaita-de-foles, o cavaquinho, a rabeca e a viola braguesa, entre outros. Acolhe alunos de todas as idades, garantindo o compromisso pedagógico de iniciação a muitas crianças e jovens da região. Em complemento à formação, os alunos EMtrad’ são ainda beneficiários directos do vasto leque de actividades da d’Orfeu Associação Cultural, como o acesso a todos os festivais, concertos e espectáculos ou o usufruto das valências da associação (Teca, estúdio, espaço internet, etc).

Entretanto, o Programa de Apoio à Formação para os músicos oriundos dos Grupos Folclóricos, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, inicia agora o segundo ano de vigência, procurando incentivar um meio tradicionalmente com poucos hábitos de formação. Promover o aparecimento contínuo de novos instrumentistas para as tocatas dos grupos bem como a qualificação dos actuais tocadores são objectivos para continuar a cumprir em 2008.

Toda a restante oferta formativa continua em reforço em 2008: as Aulas Grátis Semanais (às quartas-feiras às 18h e 19h), os Cursos Mensais de instrumentos tradicionais (nos 2º e 3º fins-de-semana de cada mês) e os Bebés com Música (último domingo de cada mês) também fazem parte da estratégia pedagógica da Escola de Música Tradicional, estrutura desenvolvida ao longo dos anos no seio da d’Orfeu Associação Cultural com o actual parceria da Câmara Municipal de Águeda.

BOLSAS DE ESTUDO

Novidade absoluta na EMtrad’ é a criação de um regime de Bolsas de Estudo, destinadas a alunos carenciados de indiscutível mérito ou potencial, por forma a frequentarem a sua formação em condições económicas especiais. Passa a ser também social a missão pedagógica da Escola de Música Tradicional.
A selecção dos candidatos à bolsa será baseada em dois critérios: uma prova de aptidão e potencial musical do aluno candidato e a avaliação da situação económica familiar. A bolsa tanto pode ser atribuída a alunos já inscritos na EMtrad’ como a novos alunos. Os interessados poderão consultar as normas das Bolsas EMtrad’ no sítio internet da d’Orfeu ou na própria associação. As manifestações de interesse dos candidatos deverão ter lugar até 31 Janeiro 2008. No mês seguinte serão realizadas as provas e feita a atribuição das bolsas.

CORO INFANTIL

O Coro Infantil EMtrad’ surge como um espaço de expressão vocal onde se pode experimentar, partilhar e brincar com a voz. Este Coro, que será orientado por Stanislava Pavlov, pretende explorar as potencialidades da voz enquanto instrumento de diversão, improvisação e criatividade através de canções tradicionais infantis, sejam locais, nacionais ou até internacionais. Estão convidadas as crianças dos 6 aos 13 anos a participar neste novo projecto da Escola de Música Tradicional. As inscrições são totalmente livres e os ensaios iniciarão brevemente.

VISITAS PEDAGÓGICAS

Com vista a um enriquecimento da actividade lectiva das escolas básicas do concelho, a EMtrad’ - Escola de Música Tradicional vai acolher visitas pedagógicas. Esta ideia, que teve concretização em 2007 pela primeira vez, pretende dar a conhecer a actividade cultural abrangente desta associação às crianças e adolescentes e, muito especialmente, todos os recursos disponíveis no domínio da música tradicional e do ensino de instrumentos tradicionais, que os alunos terão a oportunidade de experimentar. As visitas terão lugar nas manhãs de segundas ou quintas-feiras, a partir de dia 21 de Janeiro e até final de Março de 2008. As marcações das visitas decorrem desde já.


Os Cursos Mensais têm já abertas as inscrições para as datas de Janeiro. Destinam-se a músicos e tocadores de todas as idades e são um formato procurado por alunos de origens geográficas diversas e limitada disponibilidade para a formação regular.

Curso Mensal de PERCUSSÃO
formador: Bitocas
Domingo 13 Janeiro 9h30–12h30

Curso Mensal de CONCERTINA
formador: Artur Fernandes
Sábado 19 Janeiro 14h00–17h00
Domingo 20 Janeiro 9h30–12h30

Curso Mensal de CAVAQUINHO
formador: André Jesus
Sábado 19 Janeiro 9h30–12h30

Curso Mensal de GAITA-DE-FOLES
formadora: Dulce Cruz
Domingo 20 Janeiro 9h30–12h30