Este espectáculo temático cumpriu um roteiro de largas dezenas de concertos em Portugal entre 2001 e 2003, tendo ficado também marcado pela edição do CD “Os CantAutores”. Concerto de homenagem a 4 grandes figuras da música portuguesa, em que parte do repertório recriado e interpretado remonta aos anos da revolução dos cravos em Portugal, centrado na figura mítica de José Afonso, abrangendo igualmente a genialidade das obras de Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco.
Luís Fernandes - voz, braguesa, acordeão, flauta
Miguel Calhaz – voz, contrabaixo
Aníbal Almeida – rabeca
Bruno Pinho - guitarra
Marco Figueiredo – piano
Tiago Abrantes – clarinete
Ricardo Lameiro – fagote
Xiko Bandinha - trombone
Jaime Pereira / João André Lourenço – bateria
Em Abril de 2005, a d'Orfeu reconstruiu o espectáculo com uma nova formação instrumental à base de sopros. Luís Fernandes rodeou-se de uma fanfarra quase completa para refestejar Os CantAutores: ao clarinete, fagote e trombone da formação original, juntaram-se o sax tenor e especialmente a tuba. O naipe jazzista (piano, contrabaixo e guitarra) não esteve em palco dessa vez.
Luís Fernandes - voz, braguesa, acordeão, flauta/flautim
Tiago Abrantes - clarinete
João Figueiredo - saxofone
Ricardo Lameiro - fagote
Xiko Bandinha - trombone, percussões
Abílio Liberal – tuba
Giuseppe Berardi - guitarra folk
João André Lourenço - bateria
Em 2006, na sequência das criações marcantes “Os CantAutores” e “Emboscadas”, Miguel Calhaz e Luís Fernandes retomaram a parceria musical e atacaram o que ainda sobrava da obra menos conhecida dos cantautores José Afonso, José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho. Os génios de Abril estiveram de novo em palco, para não deixar de continuar a prestar tributos.
Luís Fernandes - voz, braguesa, acordeão, flauta
Miguel Calhaz – voz, contrabaixo
Aníbal Almeida – violino
Marco Figueiredo – piano
Em 2017, Luís Fernandes e Miguel Calhaz retomam a parceria musical que uniu as suas vozes em “Os CantAutores”. Parte da obra menos conhecida dos cantautores José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco volta a subir aos palcos nacionais, agora em quinteto, na companhia do pianista Marco Figueiredo (também da formação original), do saxofonista Rodrigo Neves e do baterista Rui Lúcio.
Os CantAutores - nova série, agora em quinteto! www.dorfeu.pt/oscantautores
PRÉMIOS
2009 - Prémio Adriano Correia de Oliveira no Festival Cantar Abril, pela recriação de “A Acupunctura em Odemira”
2015 – Finalista do Festival Cantar Abril