Hermeto Pascoal & Grupo (Brasil)

quinta 7 julho, 22h00 @ Largo 1º Maio, ÁGUEDA
sexta 8 julho, 22h00 @ Jardim Henriqueta Maia, ÍLHAVO
sábado 9 julho, 22h00 @ Cine-Teatro de ESTARREJA bilheteira online


Mario Lucio & Os Kriols com Nancy Vieira (Cabo Verde / Portugal)

sexta 8 julho, 22h00 @ Cineteatro Alba, ALBERGARIA-A-VELHA bilheteira online
sábado 9 julho, 22h00 @ Jardim Henriqueta Maia, ÍLHAVO

Hermeto Pascoal tinha saudades do Festim... e o Festim dele! Foi um dos nomes da primeiríssima edição deste festival intermunicipal, em 2009. Regressa agora, treze anos depois, trazendo a sua banda completa, para três concertos arrebatadores. Com 86 anos, Hermeto toca e dança no palco como se fosse um menino, saltitando entre teclados, sopros e outros instrumentos ou objetos que adota para as suas extravagantes improvisações. Este compositor compulsivo, criador e multi-instrumentista é considerado um dos maiores génios em atividade na música mundial. Estará em Águeda (7 de julho), Ílhavo (8 de julho) e Estarreja (9 de julho).

Em simultâneo, na sexta e no sábado, o Festim recebe o cabo-verdiano Mario Lucio. Nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, e é uma das figuras mais proeminentes da cena cabo-verdiana. Mario Lucio, que foi recentemente Ministro da Cultura de Cabo Verde, é nome maior da música, do pensamento e da literatura. Esta personalidade carismática apresenta-se, no Festim, com uma formação especial de músicos lusos e ainda uma convidada especial - Nancy Vieira -, desafiando a sonoridade crioula para contínuas mestiçagens. Um repertório dançante de ritmos serenos, repletos de morabeza e sodade, imagens maiores do fenómeno de crioulização. As mornas, os funanás, o batuque e a coladeira povoam a obra de um autor maior. Na sexta 8 julho, no Cineteatro Alba e, no sábado, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros. É apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.

13º Festim: o mundo pede música. Vem vivê-la ao vivo!