Luís Fernandes deixa a coordenação-geral e Aníbal Almeida é o novo Director Executivo
d’Orfeu com nova estrutura orgânica para os próximos anos!

Quase ao fim de quinze anos de profissionalização, processo então pioneiro na área da Cultura à escala local, a d’Orfeu Associação Cultural acaba de reestruturar o seu modelo funcional, repartindo agora a liderança da estrutura entre um Director Executivo (Aníbal Almeida, ‘Joca’) e um Director Criativo (Luís Fernandes, que deixa de ser coordenador-geral). A ‘troika’ que agora assume o projecto artístico e associativo da d’Orfeu completa-se com a Direcção recém-eleita, presidida por Acácio Silva.

O ano de 2015 assume-se como uma viragem importante para a d’Orfeu, à beira de completar 20 anos de actividade. Um projecto cultural com decisivo impacto regional (e vasto reconhecimento nacional e internacional) reside nesta estrutura associativa construída da conjugação de muitos esforços com o talento de tantos, ao longo dos anos, em Águeda.

Garantida a solidez dos seus projectos artísticos, cujo programa está garantido até final de 2016, em Acordo Tripartido com a Direcção-Geral das Artes e os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Oliveira do Bairro e, a partir deste ano, também Santa Maria da Feira, a d’Orfeu aventurou-se a mudanças importantes no seu modelo de funcionamento, com a responsabilidade operacional a ser agora assumida por Aníbal Almeida ‘Joca’ e com a dedicação gradual de Luís Fernandes – até aqui coordenador-geral – à vertente criativa. Haverá também remodelação de funções e protagonistas na equipa permanente, com a saída consumada de alguns colaboradores de longa data, a quem a Associação deve muitas conquistas. Estão já a assumir funções, neste mês de Fevereiro, novos colaboradores para os departamentos técnico, de comunicação e de gestão.

A oportunidade desta reestruturação orgânica dota a d’Orfeu de uma visão estratégica de funcionamento para os próximos anos, com vista à emergência da sua vertente criativa, alargando as frentes de intervenção e reforçando a missão que trouxe a associação até ao presente, quase 20 anos depois. Somos todos d’Orfeu.