qui 17 Maio Vila Nova de Cerveira
Cine-Teatro Bombeiros Voluntários 21h30

sex 18 Maio Tondela
Novo Ciclo ACERT 22h00

sáb 19 Maio Sabugal
Salão da Junta de Freguesia 21h30

A obra de Fausto inspira o guião do terceiro espectáculo do Ciclo Os CantAutores, em cena neste mês de Maio, interpreatdo pela associação d'Orfeu, de Águeda. Depois de dois espectáculos que encantaram as plateias do país surge a música de Fausto, o terceiro e último cantautor homenageado pelo Ciclo.

"Este desplante de tocar Fausto!... o cantautor das quase oníricas narrativas da expansão marítima portuguesa e que também o foi canto de intervenção.
A tentativa de descolagem das matrizes identificativas de uma apuradíssima sonoridade na obra recente de Fausto, parece-nos algo verdadeirmanete pretensioso, pelo que nos refugiamos em alguns nichos da sua obra que parecem permanecer intactos. A reinvenção musical da sua obra, neste terceiro espectáculo do Ciclo Os CantAutores, percorrerá as diversas facetas do cantautor Fausto, dos seus tempos mais intervencionistas à linha temática épica que hoje pontua a sua obra e que perpetuará Fausto como rosto e alma de uma música de excepção." [do texto de apresentação do espectáculo]

O espectáculo dedicado a Fausto completa a trilogia de um ciclo que homenageou já Sérgio Godinho (em Março) e José Afonso (em Abril), com apresentações em Águeda, Aveiro, Ourique, Sabugal, Tondela, Tavira e Vila Nova de Cerveira, numa múltipla assegurada pela d'Orfeu em parceria com diversos promotores.

O Ciclo Os Cantautores, que ainda prevê a apresentação de um espectáculo final dedicado aos três cantautores, trata-se do mais ousado empreendimento criativo desta associação, até à data e reflete uma impressionante regularidade com que tem surgido aos olhos do público desde há cinco anos, enquanto estrutura promotora que mais projectou Águeda como destino cultural privilegiado.

Por dificuldades organizativas da própria associação, o espectáculo dedicado a Fausto neste mês de Maio não será apresentado em Águeda. Contudo, a cidade terá oportunidade, em Julho próximo, de acolher o espectáculo final do Ciclo, dedicado aos três cantautores cujas obras foram reinventadas pela d'Orfeu, Fausto incluído.

O Ciclo Os CantAutores é um trabalho de criação da d'Orfeu e conta com o apoio do IPAE/Ministério da Cultura.