Núcleo de Teatro d'Orfeu reinventa histórias infantis

No passado dia 15 de Abril, o Núcleo de Teatro da d'Orfeu fez a sua apresentação de fim de trimestre, como resultado dos últimos meses de formação teatral promovidos pela Associação, com a estreita colaboração e apoio da Escola Secundária Marques de Castilho, que gentilmente cedeu o espaço do Auditório para os ensaios e a apresentação final.

A sinopse fazia adivinhar uma sessão teatral pouco convencional e com intenso humor: e se o Lobo Mau usasse facebook? Em ambiente acolhedor e intimista, o grupo desenvolveu um trabalho colectivo de improvisação ao longo de 30 minutos, dando novas vidas a personagens de histórias infantis tão bem conhecidas de todos nós, como os Três Porquinhos, o Pinóquio e a Cinderela, entre outros, num exercício de desconstrução das versões mais tradicionais e respectiva actualização para o contexto sócio-tecnológico actual. O resultado não podia ser outro senão o riso do inesperado e a boa disposição entre o público assistente, que aplaudiu entusiasticamente a interpretação dos actores Ana Breda, Filipa Costa, Helena Briga Nogueira, Sílvia Fernandes, Susana Santos, Rita Barbeito e Wilmer Silva, sob a orientação formativa e encenação de Ana Lúcia Xavier.

As histórias infantis podem até já não ser o que eram. Ainda bem. O Núcleo de Teatro da d'Orfeu continuará a contá-las com muita criatividade e originalidade.