Existe a saudável, farta gargalhada mas existe também o sorriso doce que ilumina um rosto...
Que o rir tem efeitos positivos já é uma certeza científica, de facto esta demonstrado que rir é um fenómeno relaxante e purificativo das vias respiratórias superiores. Todo o corpo que ri relaxa-se. Desde quando se começa a rir o coração e a respiração aceleram, o ritmo das arterias baixa e os músculos relaxam. Diz-se também que a gargalhada combate a prisão de ventre porque provoca a ginástica abdominal. É por isso que a figura do palhaço é muito importante. O palhaço é aquele que faz rir e que nos leva ao mundo da fantasia e nos faz esquecer deste mundo triste e cinzento. Pensando nisso decidi começar a fazer de palhaço no hospital: para experimentar a trazer cores diferentes a um lugar onde muitas vezes tudo parece escuro.
Começei este meu trabalho na Itália com uma associação de palhaçoterapia no hospital da minha cidade . Esta para mim foi uma descoberta muito importante porque começei a perceber os efeitos positivos do bom humor. A criança hospitalizada deixa-se transportar para um mundo irreal através de jogos e brincadeiras; em frente dum palhaço a criança consegue de esquecer a própria condição de doente.
Foi assim que quando cheguei a Portugal por fazer o serviço voluntário europeu na d’Orfeu, decidi aproveitar esta minha possibilidade de trabalhar com uma associação cultural para trazer e desenvolver esta minha experiência.
A primeira fase do meu projecto de clowterapia, que chamei CLOWMIX, consistiu em encontrar outras pessoas que como eu são interessadas a figura do clown ou que queriam fazer uma nova experiência, queriam pôr-se no jogo.
Os outros voluntários que como eu estão a trabalhar com d’Orfeu e as pessoas de d’Orfeu foram para mi fundamental para transpôr o meu projecto da teoria à pratica. Conseguimos criar um grupo de mais ou menos sete pessoas que cada quinta-feira por turnos vão entreter os meninos do Hospital de Águeda.
Em 26 de Janeiro os primeiro palhaços fizeram entrada no hospital trazendo consigo balões, bolas, pintura, bolas d’água: todo o material necessário para corar o ambiente. As crianças ficaram espantadas e felizes e deixaram-se envolver sem problema. O pessoal hospitalar foi e continua a ser muito agradável, de facto dão-nos um óptimo apoio, porque muitas vezes é a primeira ponte entre nos palhaços e a criança.
Tive a possibilidade também de começar este projecto na Cerciag, de facto uma vez cada mês o nosso grupo de palhaços aparece ali cheio de alegria para brincar e jogar. O pessoal da Cerciag responde muito bem a nossa presença e cada encontro é transformado numa verdadeira festa.
Estou muito feliz com esta minha experiência porque com isto estou a aprender muitas coisas. A coisa mais importante que estou a aprender é abrir o meu coração aos outros sem medo e deixar-me transportar pela energia positiva que a ligação entre as pessoas cria.
Eu gostaria que este meu projecto fosse só um ponto de partida para a comunidade, gostaria que este projecto fosse aberto a todas as pessoas que querem partilhar amor...porque ser palhaço e sobretudo um estilo de vida.
Rir faz bem!

Sabina Galletto, Abril 2006