Emboscadas do Sul ao Norte
O mais recente espectáculo da d’Orfeu “Emboscadas” fará em Outubro vários concertos pelo país. Criação estreada este ano em torno da voz de Miguel Calhaz e dos arranjos de Marco Figueiredo, o quinteto vai apresentar em três localidades as suas recriações de tributo à música portuguesa.
1 Outubro Amadora - Recreios da Amadora
2 Outubro Azambuja - EPAC (Espaço Público Actividades Culturais)
23 Outubro Montemor-o-Novo – Parque Exposições Mercados e Feiras
29 Outubro Freixo-de-Espada-à-Cinta - Auditório Municipal

Monólogo também na Estrada
Outra criação d’Orfeu que se agarra aos palcos é o “Monólogo a Duas Vozes”, espectáculo teatral com interpretação de Paulo Brites e Óscar Pinto. A dupla apresenta-se a 4 de Outubro nos Recreios da Amadora, no âmbito da Feira do Livro e da entrega do Prémio José Afonso. No “Monólogo a Duas Vozes” assiste-se à divagação de duas personagens que se cruzam num universo de lenga-lengas e trava-línguas. Uma viagem em capítulos trauteando canções, palrando provérbios, inventando jogos, com muitas palavras da boca para fora!

OuTonalidades, Mestiçal e noites no bard'O
Na agenda nocturna é já o OuTonalidades que dá cartas. Desde 1 de Outubro se sucedem as noites de animação, com muitas delas centradas no bard’O, espaço que retoma animação constante até final do ano. Por outro lado, o bard’O contará também com a movida cultural provocada pelos próximos concertos do Mestiçal Peninsular no CEFAS: Javier Paxariño a 9 de Outubro e Jose Antonio Rodriguez a 30 de Outubro são os senhores que se seguem.

Atelier de guitarra flamenca com andaluz
Jose Antonio Rodriguez, o genial guitarrista andaluz do flamenco, aproveitando o concerto em Águeda, orientará um curso breve de guitarra flamenca na d'Orfeu a ter lugar no domingo 31 de Outubro, dirigido a guitarristas interessados em aperfeiçoar a técnica do flamenco e em trabalhar de perto com um guitarrista de nível mundial. Informações e inscrições na d'Orfeu dorfeu@dorfeu.com ou 234603164. Atelier com inscrições limitadas.

d'Orfeu apresenta experiência com Balcãs
Por se ter destacado na cooperação juvenil com os novos países do Sudeste Europeu (Sérvia e Montenegro, Macedónia, Albânia e Bósnia Herzegovina), a d'Orfeu foi convidada a apresentar a sua experiência no Seminário de avaliação do Programa Juventude, numa área em que ostenta curriculum importante: desde o Seminário “d’Orfusão +” em Águeda em 2002, que se sucedem actividades acolhendo ou fazendo participar dezenas de jovens em intercâmbios nos Balcãs. Este Seminário decorre na Eslovénia de 30 Setembro a 3 Outubro e ali estará o coordenador Luís Fernandes.

… e chega ao Médio Oriente
Na sequência, Luís Fernandes chega a Israel, onde de 3 a 8 de Outubro representa a d'Orfeu numa acção que reúne cerca de 30 organizações artísticas juvenis europeias e da bacia do Mediterrâneo, em torno da criação de redes e novos projectos internacionais a desenvolver futuramente no quadro do programa Euromed, sob o lema “Bridging Through Arts”. As pontes não param!