Após uma ronda de concertos no Espaço d'Orfeu em Junho passado, a d'Orfeu programa mais uma série de concertos do Mestiçal Peninsular, a ter lugar em Águeda desde Setembro até final do ano. Desta vez será privilegiada a programação de sala, arrancando esta segunda ronda do certame com o concerto dos portugueses Realejo, no CEFAS, a 25 de Setembro.

O grupo oriundo de Coimbra te um vasto percurso, no qual despontam os dois discos editados : "Cenários" e "Sanfonia". Provavelmente no concerto de Águeda, será altura de conhecer material do 3º disco que está a caminho.

Em espectáculo, os Realejo apresentam um repertório construído à volta das safonas de Fernando Meireles, exímio mestre e redescobridor deste instrumento medieval em Portugal, dos quais é simultaneamente construtor.

Na diversidade do Mestiçal Peninsular, que retrata desde Julho as músicas da Galiza, Pais Basco, Andaluzia e vários Portugais, encaixam os Realejo com a sua sonoridade sui generis e o extremo bom gosto na recriação da música portuguesa de raiz tradicional. Um grupo de referência que não podia faltar ao Mestiçal.


REALEJO
Fernando Meireles - sanfonas e bandolim
Amadeu Magalhães - gaitas e flautas, concertina, bandolim e cavaquinho
Jorge Queijo - percussão
Catarina Moura - voz
Miguel Veras - guitarra