Cine-Teatro São Pedro dividido em duas salas, para um festival ainda mais acolhedor
O Gesto Orelhudo desvenda programa de edição especial, aos 20 anos da d’Orfeu!
www.dorfeu.pt/ogestoorelhudo

ÁGUEDA
Cine-Teatro São Pedro 
Fundação Dionísio Pinheiro
2 a 5 Dezembro 2015
A abertura do festival estará a cargo da Cia. Brouniak (França), que se estreia em Portugal.

O Festival O Gesto Orelhudo é um dos mais reconhecidos eventos d’Orfeu, com uma programação insólita de fusão entre música, teatro e humor, constituindo-se como uma marca singular na agenda cultural do país. Este ano, o Festival decorre de 2 a 5 de Dezembro, no âmbito das comemorações dos 20 anos da d’Orfeu AC, precisamente em cima da data oficial do aniversário associativo (4 de Dezembro).

Nesta 14ª edição, O Gesto Orelhudo instala-se na alta da cidade, entre a Fundação Dionísio Pinheiro (fins de tarde) e o Cine-Teatro São Pedro (espectáculos da noite). Como grande inovação, o Cine-Teatro será dividido em duas salas distintas: a noite começa sempre na Plateia e termina depois no anfiteatro do Balcão, onde surge um novo palco. Com as adaptações previstas, a lotação diária do festival é limitada a 330 lugares. O espírito orelhudo será o de sempre, agora no mês festivo em que Águeda viu nascer o seu menino cultural.

Este ano, são destaques a fábula visual musical "Les Plummes Dans l'Oreille", sugestiva abertura da companhia francesa Brouniak em estreia absoluta em Portugal (quarta 2 Dezembro), o formato especial dos icónicos Dead Combo acompanhados pelas Cordas da Má Fama (quinta 3 Dezembro), a poesia visual com bolas de sabão "La Piel del Agua" do espanhol Pep Bou (sexta 4 Dezembro) e o descontrolo requintado de "Marabunta" dos catalães Guillem Albà & The All in Orchestra (sábado 5 Dezembro). Mas haverá também, no encerramento de cada noite, "Mensagens da Nave-Mãe" do desconcertante PZ (quarta), a poesia erótica e a mordaz ironia dos Penicos de Prata (quinta), a revelação no universo clown em Portugal, Cão à Chuva, com o seu “Lullaby” (sexta) e TochaPestana, os reis do “turbo-baile” e do “tecno-punk” (sábado).
 
Ao final de cada tarde, o festival arranca com sessões abertas na Fundação Dionísio Pinheiro, onde o duo Estupendo Inuendo apresenta "Ele Tem Uma Guitarra e Eu Não Tenho Nada" (2 Dezembro, 19h00) e o brasileiro Alex Duarte abre o seu "Coração Analógico" (3 Dezembro, 19h00). Na sexta-feira, pelas 18h00, terá lugar a Cerimónia especial do 20º aniversário da d’Orfeu, num convite a toda a comunidade. No sábado, também pelas 18h00, acontecerá o momento criativo dedicado aos 20 anos, com o Manifesto Anti-d'Orfeu, pela pena de Odete Ferreira e Luís Miguel Fernandes.
 
Os bilhetes estão à venda a partir de 2 de Novembro, presencialmente no Espaço d’Orfeu ou à distância, prestando-se todas as informações pelo e-mail dorfeu@dorfeu.pt ou pelo telefone 234 604 842. A comemorar 20 anos, a d’Orfeu tem em vigor a Campanha especial de Amigos, que perdurará até ao final d’O Gesto Orelhudo. Entre vários benefícios, conta-se a oferta de entradas para o Festival, pelo que os aderentes à Campanha poderão começar, desde já, a garantir os seus lugares para Dezembro. Os aderentes por três anos beneficiam da oferta dos bilhetes para todas as 4 noites do festival. Os aderentes por um ano receberão bilhetes para 2 noites à escolha. Esta e outras vantagens da Campanha podem ser conhecidas em www.dorfeu.pt/amigos20anos.
                  
O Festival O Gesto Orelhudo é uma iniciativa conjunta da d’Orfeu Associação Cultural e da Câmara Municipal de Águeda, com o apoio da Direcção-Geral das Artes, entre inúmeros outros parceiros. Com esta edição especial do festival, uma marca de Águeda para todos, a d’Orfeu AC celebra os seus 20 anos junto com o melhor público orelhudo! O programa completo está disponível em www.dorfeu.pt/ogestoorelhudo.