A d’Orfeu Associação Cultural prepara-se, em 2011, para percorrer novos caminhos. A abrangência regional, a aposta editorial e a renovação formativa-criativa são algumas das chaves que hão-de emancipar a missão desta equipa de autênticos bombeiros culturais. Os principais eventos, marcas decisivas que são, têm já datas marcadas para 2011: Festival i (20 a 22 Maio), Festim (3 Junho a 23 Julho), OuTonalidades (23 Setembro a 17 Dezembro) e Festival “O Gesto Orelhudo” (4 a 8 Outubro).

Ainda a celebrar 15 anos de forma especial, com o filme-livro “Contexto e Significado” a projectar a Associação no país, a d’Orfeu atribui-se responsabilidades acrescidas para 2011: uma missão de educação para a cultura, de cidadania activa e maturidade crítica do público. Sem concessões.

Na sua relação com Águeda, a terra-mãe, encerrado que está um ciclo importante (materializado, até 2010, na co-produção das Sextas Culturais e nos espectáculos inter-associativos “Rio Povo” e "Povo Que Lavas no Rio Águeda"), abre-se em 2011 um tempo que ficará assinalado por novas estratégias de intervenção local, a partir do momento que tome forma o projecto da Incubadora Cultural, cuja componente imaterial começa a fundir-se estrategicamente com a actividade global da d'Orfeu já a partir deste ano. Se com a autarquia local foi redimensionado um novo Protocolo, também com o Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes se dá a renovação do Acordo Tripartido num contexto nacional de cortes financeiros, um apelo infelizmente habitual à resistência cultural de estruturas activas como a d’Orfeu.

O Festim reforça a sua implantação na região, incluindo Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar e, agora, também Albergaria-a-Velha. O Festival i, dedicado ao público infantil e familiar, vai crescer. O Gesto Orelhudo chega à 10ª edição e prepara um programa especial, além de novidades na infraestrutura do evento. O OuTonalidades tem confirmada nova extensão com a Galiza, alargando as parcerias ao longo de todo o território luso-galaico. No âmbito da Programação, além de diversas co-produções locais já em 2011, na calha estão também projectos importantes de carácter supra-local para os próximos anos.

Na área criativa, é editado em Março o novo disco de “Toques do Caramulo”, seguindo-se a tournée nacional (continente e ilhas) de lançamento. Para 2011, a d’Orfeu prevê apostas em novas criações, de clara inovação transdisciplinar, cruzando linguagens tradicionais e recursos tecnológicos. Por outro, está a responder afirmativamente a propostas de parcerias criativas, em co-produção e co-criação com outras companhias. As oportunidades criativas ganharão espaço nas prioridades da d’Orfeu e o portfolio de itinerância crescerá em 2011.

A Associação lançou há poucos meses as sementes de uma plataforma integrada de formação artística: a d'Formação, uma verdadeira escola de artes dirigida a todas as idades e públicos. Este ano haverá dose reforçada de Cursos Técnicos (Som, Iluminação e Vídeo): primeiro em Fevereiro/Março e depois, também, em Novembro/Dezembro. As Visitas Pedagógicas de turmas escolares à d’Orfeu acontecem em Março. O Seminário para o Associativismo terá nova edição previsivelmente em Outubro. A EMtrad’ continua com aulas permanentes de um leque muito vasto de instrumentos, a par de dois colectivos pedagógicos: a Orquestra de Percussão e o Coro Infantil. No âmbito no novo Protocolo com a Câmara Municipal de Águeda, os membros das Associações do concelho têm incentivos em toda a oferta formativa da d’Formação (incluindo cursos artísticos e técnicos) a partir de 2011.

O sítio www.dorfeu.pt, com novo layout e funcionalidades, é a face mais visível da comunicação presente e futura da Associação, disseminando-se ainda em perfis constantemente actualizados nas redes sociais, além de um contacto directo com os seus públicos e toda a comunidade. A d’Orfeu marca!