Criaturas Criadoras na Hungria
O André, o Hugo e a Anabela são três jovens da d’Orfeu que seguem viagem para Kemence (Hungria), onde estarão de 10 a 20 de Agosto, na acção multinacional “Creator(s) Creatures”, entre outros grupos de jovens artistas da Polónia, Itália, Espanha e a própria anfitriã Hungria. Trata-se de uma experiência conjunta entre cerca de uma trintena de jovens em áreas artísticas tão distintas quanto miscigenáveis como a música, a pintura, a dança, o vídeo, o teatro e a fotografia. Mais uma excelente oportunidade não desperdiçada de mobilidade europeia através das artes, domínio no qual a d’Orfeu vai compensando largamente algum desprezo oficial pela sua missão em termos locais.

Festival de Teatro em Moçambique
Também por fora, mas dentro da lusofonia, o Trigo Limpo teatro ACERT apadrinha a realização de Festival Internacional de Teatro em Maputo, no qual se apresentará com os espectáculos “Abraço de Ferro” (última produção da companhia, que ainda não passou por Águeda) e o conhecido “Soltar a Língua”, para o qual José Rui e Mariana contarão com a participação convidada de Luís Fernandes, da d’Orfeu, nesta aventura músico-teatral em plena África. A permanência da comitiva portuguesa em solo moçambicano prolonga-se de 22 de Agosto a 3 de Setembro.

Novos Voluntários Estrangeiros na d’Orfeu

Este mês de Agosto, de defeso cultural entre portas na d’Orfeu, pela menos na sua extensão visível, é também altura de passagem de testemunho dos voluntários estrangeiros na associação, ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu. Vão-se, ao fim de um ano, a francesa Véronique e a polaca Natalia e é altura de se instalarem o italiano Roberto (já viveu connosco todo o mês de Julho) e ao francês Adrien (que chegará em Setembro). No edifício que serviu de quartel-general ao intercâmbio d’Orfusão II será instalada residência destes novos voluntários, por amável cedência de José Maria de Oliveira & Filhos, prolongada que foi para prestar este apoio à actividade da associação.

Agosto é mês do Andanças
Em cada Agosto a agenda reserva-nos sempre mais uma edição do Andanças (em Carvalhais, São Pedro do Sul), destino obrigatório das gentes da d’Orfeu - parceira há vários anos do festival - e de uns milhares de aficcionados das danças e das músicas tradicionais. Seja para tocar, ensinar danças ou bailar dias e noites a fio, o espírito do Andanças já há muito explodiu e se impôs. O Julho na d’Orfeu comprovou, em várias noites, que o movimento dançante iniciado pela PedeXumbo, já criou raízes entre nós. Portanto, mais uma vez as gentes d’Orfeu se cruzarão no Andanças. Da nossa parte, já vamos com um bom ensaio!