Mais de 1000 crianças em actividade na d'Orfeu no último semestre.
 Visitas Pedagógicas na d’Orfeu envolvem crianças de Águeda com as artes!

A d'Orfeu acolheu no seu espaço, durante os meses de Junho e Julho, uma série de actividades lúdicas para as crianças do concelho, no âmbito das Visitas Pedagógicas, em parceria com os campos de férias e ATL de várias instituições de Águeda. Desde Março, as iniciativas para o público escolar e infantil (incluindo Seminário “Tecnologias Criativas”, “Festival i” e as Visitas Pedagógicas de Primavera e de Verão, além das aulas na d’Formação) totalizaram a participação de 1026 crianças, que se relacionaram directamente com a d’Orfeu através das artes e da cultura.

A Associação reitera a sua missão social, ao colaborar com associações, IPSS e escolas, através de um conjunto de actividades culturais diferenciadas, permitindo às crianças o desenvolvimento de uma sensibilidade e crítica mais assertiva, bem como o enriquecimento das suas competências pessoais e sociais. Com esta vontade de dar a conhecer o trabalho da d’Orfeu aos mais novos e de lhes proporcionar encontros com a cultura de forma divertida e didáctica, vão sendo continuamente lançadas sementes para o futuro do público cultural de Águeda.

Para as duas centenas de crianças que passaram pela d'Orfeu nestes últimos dois meses, as actividades desenvolvidas foram adaptadas às diferentes faixas etárias. Privilegiou-se uma abordagem criativa e dinâmica sobre as músicas e as expressões tradicionais de diversos continentes ou mesmo da cultura pop, através de jogos pedagógicos específicos para cada idade. Por outro lado, o d'Formador Ricardo Falcão orientou a sessão teatral, com uma apresentação informal do espectáculo de marionetas "Borbolino", uma criação d'Orfeu adaptada do livro homónimo de Odete Ferreira e editado pela d'Eurídice em 2012. Foi uma ocasião em que as crianças tiveram a oportunidade de, num diálogo de ideias e sugestões com o artista, emitirem as suas pertinentes opiniões sobre o espectáculo.

Com o intuito de congregar a comunidade escolar, a d’Orfeu tem prevista a criação da "Orquestra de Percussão" que, em Setembro próximo, iniciará a sua actividade em estreita relação com as IPSS, escolas, associações culturais e recreativas do concelho de Águeda, bem como com crianças, adolescentes e jovens (entre os 10 e os 18 anos) que se inscrevam a título individual. As instituições interessadas em participar neste projecto, ou que procuram apoio criativo para a concretização das suas actividades, podem manifestar o seu interesse através do e-mail dformacao@dorfeu.pt.