Festim cumpriu a sua 7ª edição! Mais noites para a região recordar.
Chegou ao fim o Festim 2015, no último fim-de-semana, com os cabo-verdianos Ferro Gaita a encerrar esta memorável 7ª edição do festival intermunicipal de músicas do mundo. Um total de 17 concertos levou emoções fortes à rede dos seis Municípios parceiros: Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro.

O Festim 2015 teve a honra de abrir com Kepa Junkera & Sorginak, num regresso do notável e consagrado mago da trikitixa. No fim-de-semana seguinte chegaram os primeiros concertos de sala, com a música celta bretã do Jacky Molard Quartet. Depois aterrou o Extremo Oriente, com o grupo sul-coreano Noreum Machi. A meio do Festim dois grupos marcaram presença no mesmo fim-de-semana, com os brasileiros Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira em Bossa Negra e o concerto especial dos 40 anos dos portugueses Brigada Victor Jara. Seguiu-se um dos melhores baixistas do mundo, Richard Bona, que veio ao Festim em dose tripla. Já na recta final do Festim os Argentinos Orquesta Típica Fernández Fierro surpreenderam com o seu tango rockeiro e os Ferro Gaita encerraram em tom de festa!

Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro acolheram de novo o Festim, uma aposta conjunta que se revela fundamental para conseguir reunir elencos de luxo como o desta incomparável 7ª edição. O reconhecimento do Festim consolida-se como uma imagem de marca da região, tanto pela programação ímpar de artistas de projecção internacional, como pela crescente conquista e fidelização de públicos locais e visitantes. Cerca de oito mil espectadores embarcaram nesta viagem pela diversidade multicultural dos concertos Festim, vibraram e deixaram-se encantar pelo elevado nível artístico de todas as propostas musicais, sem excepção, que alternaram entre as melhores salas da região e vários recintos ao ar livre. Igualmente a nível internacional o Festim reforça a sua marca, com a recente conquista do selo de qualidade EFFE (Europe For Festivals, Festivals for Europe), além de ser o único membro português do “European Forum of Worldwide Music Festivals”. É uma iniciativa d’Orfeu em parceria com os seis Municípios da rede, juntamente com o apoio oficial da Secretaria de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes.

www.festim.pt/

www.facebook.com/dorfeu.festim