ERA um dia de quase verão quando eu, uma palhaçinha inexperiente, depois de muito viajar cheguei a uma cidade que para muitas pessoas (e agora também para mim) é o centro do mundo:...Águeda.
Águeda, pequena cidade de Portugal, que na aparência não tem nada mas na realidade tem tudo o que precisa, especialmente um grande coração chamado d’Orfeu.
d’Orfeu é o órgão batente da cidade, ou seja o órgão que dá ritmo, dinamismo e sobretudo paixão à mesma. d’Orfeu é um pequeno mundo onde a linguagem comum é a arte...qualquer expressão de arte é contemplada e partilhada.
Entrei assim, por acaso, neste mundo fantástico onde a princípio estranhei tanta lindeza e tanta paixão mas depois fiquei feliz por ter tanta sorte.
As pessoas acolheram-me com muito amor e acompanharam-me naquele que para mim era um novo mundo. Uma atmosfera de festa e de amizade ajudou-me a aprender muito, a abrir-me mais à vida e às coisas lindas. Aqui, neste pequeno mundo d’Orfeu, saboreei a, até agora, mais linda experiência da minha vida. Cada pessoa que conheci na d’Orfeu ensinou-me coisas importantes sobre mim e sobre a vida. Mas as pessoas que talvez me ensinaram mais foram os jovens da Cerciag do projecto de “arTErapia” que, com simplicidade, me demonstraram que as barreiras existem só se nós as criarmos. Foi importante para mim “palhaçar” em Portugal com a ajuda dos meus amigos Silva e Paulo, assim como criar e desenvolver o projecto “Clowmix” de palhaço-terapia no Hospital de Águeda. A rir e a brincar aprendi que a coisa mais importante é partilhar. Partilhar sensações, artes, problemas, tudo... para aprender a ficar melhor, a estar mais próximo dos outros, a sermos mais humanos.
E assim, passado um ano, está a chegar a hora de regressar à minha terra. Volto mais feliz, mais palhaçinha, com o coração aberto e cheio de amor pela vida e pela arte. Estou muito mais forte e segura, pronta e aberta a novas experiências.
Obrigado Portugal...Obrigada d’Orfeu!!

Sabina Galletto
Maio 2006