Por iniciativa de três grupos folclóricos do concelho de Águeda, acontecerá uma série de encontros de tocadores de concertina durante todo o mês de Abril. A iniciativa conjunta, em parceria com a d'Orfeu por ocasião da Cimeira do Fole, passará pelas freguesias de Macinhata do Vouga (6 de Abril), Mourisca do Vouga (20 de Abril) e Fermentelos (27 de Abril).

O Grupo Folclórico da Região do Vouga avançou este ano para a 3ª edição do seu já instituído Encontro de Tocadores de Concertina. Grupos congéneres de Macinhata e Fermentelos acarinharam também a ideia e decidiram promover encontros nas suas freguesias. A d'Orfeu mais não fez que provocar a conjunção destes esforços com vista a uma iniciativa conjunta que fortaleça e divulgue em Águeda o grande universo de tocadores de concertina, hoje em franca expansão entre as gerações mais jovens. Todas as concertinas tocarão por terras de Águeda.

O primeiro dos encontros, em Macinhata do Vouga, por iniciativa do Grupo Folclórico e Etnográfico local, decorrerá a 6 de Abril próximo, começando com rusgas de tocadores a partir do Largo da Estação pelas 15h30 e culminando com um espectáculo, já ao serão, pelas 21 horas, no clube Macinhatense.
A 20 de Abril, tocadores e cantadores de todo o norte do país retornam à Mourisca para brindarem o público com as suas modas ao desafio. Uma abertura do encontro pelas 17 horas na sede do grupo anfitrião, antecede o espectáculo público na Tuna Mourisquense, pelas 21 horas.
Este ciclo de Encontros de Tocadores de Concertina termina em Fermentelos, a 27 de Abril, cuja jornada iniciar-se-á no Largo Senhora da Saúde às 17 horas, mais uma vez fechando com um espectáculo pelas 21 horas, no salão do Grupo Folclórico Senhora da Saúde, que organiza este encontro.

A parceria que promove as três iniciativas, resulta do objectivo comum de promover a concertina como referência no folclore local, para além de fomentar a afeição de novos entusiastas ao instrumento junto de todas as camadas das populações e de todos os públicos.


PARTICIPAÇÃO ABERTA A TOCADORES DE CONCERTINA

Sábado 6 de Abril - Macinhata do Vouga
org.: Grupo Folclórico e Etnográfico de Macinhata do Vouga
contactos: 234525489 / 936408927 (José Augusto Santos)

Sábado 20 de Abril - Mourisca do Vouga
org.: Grupo Folclórico da Região do Vouga
contactos: 234645888 / 917542494 (Abílio Pinho)

Sábado 27 de Abril - Fermentelos
org.: Grupo Folclórico Senhora da Saúde
contactos: 234721042 / 2344721730 (António Augusto)