Visita de Formação à Galiza
Em ano de temática peninsular, a d'Orfeu promove uma visita ao Conservatório de Música Tradicional e Folk de Lalin, no norte da Galiza, onde há uma forte implantação e investimento na área da música tradicional. com a particularidade de se tratar de um organismo público, cenário a que em Portugal não se chegou ainda no que toca ao ensino da música tradicional. Pretende provocar-se o contacto e a experimentação musical entre alunos e instrumentistas galegos e portugueses, para além de conhecer in loco os métodos, práticas e virtudes do ensino leccionado no Conservatório de Lalin. A visita, que acontecerá nos dias 17 e 18 Abril, insere-se no plano do “Curso Tocata – Formação em Músicas Tradicionais” que funciona na d’Orfeu, sendo contudo aberta à participação de toda a comunidade musical em redor da associação. Esta troca de experiências – os galegos retribuirão a visita em Junho próximo – entre as duas instituições retrata o contacto íntimo que existe entre a música tradicional galega e portuguesa, dois territórios com afinidades culturais marcadas.

Comitiva artística da d’Orfeu em Gouveia
O GAF promove em Gouveia o evento Reticências 2004 no último fim-de-semana de Abril. Ali a d’Orfeu terá uma prestação alargada, apresentando os espectáculos “Emboscadas” e “põePlay”, ambos no dia 30 de Abril, para além da dinamização de diversos ateliers de expressão musical dirigidos ao público jovem do evento. Do programa constam ainda espectáculos dos Rondel e do Trigo Limpo teatro ACERT, entre outros.

Escalas seguintes: Marrocos e Itália
A mobilidade internacional relacionada com actividades de juventude, após as chegadas de Tunis e Paris, prossegue em Abril com mais duas participações da d’Orfeu no estrangeiro. Em Marrakech (Marrocos), Paulo Brites representa a associação num encontro de organizações juvenis de países do Mediterrâneo de 4 a 12 Abril. Já em Altamura (Itália), estará de 20 a 25 de Abril o coordenador do programa Juventude na d’Orfeu, Luís Silva, num seminário internacional ligado ao envolvimento das jovens das minorias étnicas naquele programa europeu, no âmbito do qual a d’Orfeu vem incrementando inúmeras acções de intercâmbio, voluntariado europeu e redes internacionais de cooperação juvenil.

Campo de férias em movimento
A d'Orfeu promoveu arTErapia, um Campo de Férias por ocasião da Páscoa (5 a 8 de Abril), no Espaço d'Orfeu, destinado a jovens em férias escolares. Com um programa dedicado grandemente à realização de ateliers artísticos (música, teatro, poesia e artes plásticas) com actividades maioritariamente ao ar livre e em contacto com a natureza, o campo teve o condão de incentivar a criatividade artística de uma dezena de participantes muito jovens.

SERÃO NOTÍCIA NAS PRÓXIMAS SEMANAS:
· A estreia do novo espectáculo “Emboscadas” e início da tournée nacional

· A criação “Abril a Vozes” nos trinta anos do 25 Abril
· Os feitos do músico bolseiro UNESCO em Montréal, Luís Fernande