d’Orfeu em cooperação no sudeste europeu
Integrar no movimento europeu, jovens de países como a Sérvia, a Albânia, a Bulgária, a Bielorússia, a Croácia, a Macedónia e Montenegro: este é o objectivo de um seminário de contacto entre organizações juvenis daqueles futuros estados-membros da União Europeia com outras da Europa Ocidental, a decorrer na Eslovénia, de 17 a 23 de Março, no qual participará a d’Orfeu, seleccionada pela incessante mobilidade e contínuo incremento da ideia europeia junto da sua população juvenil.
Ao fim de dois anos de vigência do Programa Juventude, foram agora projectadas acções de formação avançada em domínios sensíveis, destinadas a jovens líderes de organizações juvenis europeias. Seleccionadas várias organizações ocidentais para esta acção na Eslovénia (entre francesas, italianas, espanholas e alemãs, por exemplo), tem Luís Fernandes, pela d’Orfeu, a possibilidade de angariar novas qualificações para a associação e, junto de jovens animadores das novas nações, prestar um contributo essencial para a sua integração no espaço europeu.

Férias em Movimento na d’Orfeu
Jovens dos 14 aos 18 anos poderão participar numa actividade lúdica de recolha de materiais e criação de objectos artísticos a partir de lixo, durante as próximas férias da Páscoa. A actividade, com carácter intensivo, decorrerá na d’Orfeu de 23 a 31 de Março e dá pelo sugestivo título de “Arte Velha”.
Os encantos e recantos do Espaço d’Orfeu darão pano para mangas, num tipo de actividade recorrente na associação, nomeadamente em períodos de interregno escolar. A iniciativa tem o apoio do Instituto Português da Juventude, junto do qual se deverão efectuar as inscrições dos jovens interessados, através do sítio www.sej.pt até 17 de Março. Mais informações na d’Orfeu 234603164.

Animações de Primavera no bard’O
As voluntárias francesa e polaca, Véronique e Natalia, há meio ano na d’Orfeu, rebuscaram preciosidades em vídeo dos tempos iniciais da d’Orfeu. Uma série de projecções dos espectáculos “Com Passos Simples”, das sessões de estreia nas Cavalariças da Casa do Adro à retumbante Itinerância, estão a passar no bard’O pelas 17 horas das quartas-feiras de Março. Com a Primavera à porta, as animações informais vão suceder-se no pátio e no bard’O, ao ritmo alucinante de uma de cada vez.