Espetáculo inédito para bebés,
numa co-produção luso-norueguesa virada para o mar.

“Conchas” estreia a 10 abril em Ílhavo!
www.dorfeu.pt/conchas


“Conchas”, inédito espetáculo de música e marionetas para bebés, estreia no próximo dia 10 de abril (domingo), com sessões às 10h00 e 11h30, no Museu Marítimo de Ílhavo. “Conchas” é levado à cena por duas estruturas artísticas portuguesas e uma norueguesa, numa parceria criativa que decorreu durante largos meses, e que resultará em duas criações similares com digressões em Portugal e na Noruega. A estreia em Portugal, a 10 de abril, reunirá o elenco internacional e fará os bebés navegar pela inspiração marítima comum à cultura dos dois países.


“Conchas” é uma co-produção internacional para bebés, resultante do projeto «Hands full of Shells and Feet full of Flowers», um processo criativo colaborativo desenvolvido entre d’Orfeu AC, Marionetas de Mandrágora e Franzisca Aarflot Productions (Noruega), no âmbito do Pegada Cultural, com apoio da Direção-Geral das Artes e EEA Grants. Partindo da memória coletiva de ambos os países, misturou-se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário. Um espetáculo icónico onde a abordagem não-verbal ganha forma através da fusão fonética das duas línguas, criando novas palavras e sons, aliada à musicalidade e à linguagem corporal. "Conchas" conta a história de viajantes, pintados na tela, reais e imaginários, privilegiando os bebés e as suas famílias.

As três estruturas artísticas souberam olhar, dialogar e encontrar pontos de contacto entre si, quer no seu património cultural de ambos os países, quer na interação direta dos seus criativos. Atores, músicos, bailarinos e marionetas vão, em conjunto, fazer acontecer a digressão de dois espetáculos similares, um em Portugal e outro na Noruega. Os bebés dos dois países vão vivenciar uma criação que resulta da fusão de culturas, na mútua relação que ambos têm com o mar, a faina, os pescadores e... o bacalhau. Por isso, o cenário da estreia portuguesa não poderia ser mais adequado.

Informações e reservas para a estreia de “Conchas” devem ser tratadas com o Museu Marítimo de Ílhavo: www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt.