foto © João Nuno Silva | A Certeza da Música

Workshop de escrita de canções com Miguel Calhaz
ÁGUEDA, sábado 15 Novembro 2014, 14h00-19h00


INSCRIÇÕES A DECORRER

 A d'Formação, plataforma formativa da d'Orfeu, organiza o Workshop de Escrita de Canções, orientado pelo cantautor Miguel Calhaz, que decorrerá no dia 15 de Novembro, em horário intensivo das 14h às 19h. Dirigido a todos os interessados, sem requisitos musicais específicos, as inscrições estão abertas até dia 10 de Novembro. A pergunta está lançada: como nasce uma canção?

Neste workshop único, os formandos terão a possibilidade de conhecer a metodologia criativa do músico Miguel Calhaz, que terá uma abordagem em dois planos distintos: da música para o poema e do poema para música, através da análise de vertentes e temas muito recorrentes nas suas canções, bem como de outros autores e compositores.

Posteriormente num segundo passo, os formandos serão convidados a elaborarem uma canção em tempo real, a partir de um mote, onde terão a possibilidade de exercitar a sua componente literária e de explorar diversas técnicas de aperfeiçoamento de escrita.

Com um número total de 5 horas de formação, a inscrição tem o valor de 30€ (25€ Cartão d'Orfeu), devendo ser formalizada até ao dia 10 de Novembro. Para mais informações e inscrições, contactar pelo email dformacao@dorfeu.pt, no sítio http://www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234 603 164 / 934 623 775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30.

MIGUEL CALHAZ | Notas Biográficas
Músico freelancer, cantautor e contrabaixista, lançou em 2012 o seu álbum de estreia a solo "Estas Palavras", que foi Disco Antena 1. Mantém projectos musicais nas áreas do jazz, da world music e da música portuguesa como Trilhos  - Novos caminhos da Guitarra Portuguesa, Contracorrente, Latin Groove, entre outros. Vencedor do Prémio José Afonso no Festival Cantar Abril 2011, com o tema original "Estas Palavras", além dos Prémios Ary dos Santos e Adriano Correia de Oliveira no mesmo Festival, ambos em 2013. Autor do tema "Ponte Romana" que, com o grupo Trilhos, obteve o 1º lugar na categoria Música na 1ª edição do concurso "Conte Connosco Santander-Totta". Participou em criações d’Orfeu de tributo a Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Fausto como "Os CantAutores" e "Emboscadas". Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. É também Licenciado em Contrabaixo/Jazz da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.
http://miguelcalhaz.com
https://www.facebook.com/pages/Miguel-Calhaz-Músico/128537020556076