Grupo volta a actuar em Portugal já no próximo 23 Abril, em Coimbra.
Toques do Caramulo culminaram residência artística em Cabo Verde com concerto na Atlantic Music Expo!
Foto © Aníbal Almeida

Com Primeiro-Ministro e Ministro da Cultura de Cabo Verde sentados na primeira fila, os Toques do Caramulo actuaram na Cidade da Praia esta terça-feira, na abertura do principal palco da Atlantic Music Expo, feira transatlântica que reúne profissionais da música de 30 países na capital cabo-verdiana. Após os últimos sete concertos sempre fora do país (Espanha, Hungria e Cabo Verde), os Toques do Caramulo voltam a tocar em Portugal no próximo 23 Abril, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

O concerto de Toques do Caramulo na Atlantic Music Expo foi o culminar de um projecto de internacionalização, apoiado pela Direcção-Geral das Artes, que levou “Toques do Caramulo” e “Reportório Osório”, duas criações d’Orfeu, à ilha de Santiago para uma série de apresentações e interacção artística com a comunidade local. Além de vários locais na Cidade da Praia, ao longo de mais de uma semana, a d’Orfeu apresentou-se também em Assomada e no Tarrafal.

O colectivo de Toques do Caramulo, com Luís Fernandes, Pedro Martins, Alex Duarte, Miguel Cardoso e Gonçalo Garcia, a que se juntou para estes concertos, como convidada, a acordeonista Sónia Sobral, desenvolveu uma intensa residência artística durante toda a estadia em Cabo Verde, com ensaios diários e em permanente contaminação artística. Facto é que, no concerto na Atlantic Music Expo, a habitual interacção com o público, imagem de marca do colectivo de Águeda, também ela foi feita com dialecto crioulo pelo meio. E a surpresa maior para o público foi, quando, já com a festa instalada, os Toques tocaram e cantaram, fundido no reportório serrano, um tema popular cabo-verdiano em crioulo.

Mais informação e fotos da digressão em Cabo Verde estão disponíveis nas páginas web de cada um dos projectos, bem como as agendas dos próximos concertos, incluindo o esperado concerto de Toques do Caramulo a 23 de Abril, em Coimbra.
www.dorfeu.pt/toquesdocaramulo
www.facebook.com/toquesdocaramulo

www.dorfeu.pt/reportorioosorio
www.facebook.com/reportorioosorio