OFERTA FORMATIVA 2016/2017
Canto na Gravidez é a grande novidade deste ano! 

Já estão a decorrer as inscrições para o primeiro trimestre (outubro, novembro, dezembro) da d’Formação. Com uma ampla oferta de cursos regulares, cursos pontuais e workshops nas áreas de Música, Teatro, Cultura e Técnicas, o novo ano da d'Formação prossegue com a vontade de proporcionar um ensino artístico plural e acessível a todos, apresentando agora uma nova atividade: o Canto na Gravidez. 

São várias as propostas para o ano letivo 2016/2017, dirigidas a todas as idades e a qualquer nível de aprendizagem: Acordeão, Bateria, Bandolim, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Concertina, Flauta Transversal, Gaita de Foles, Guitarra Acústica, Guitarra Elétrica, Percussão Tradicional, Piano, Viola Braguesa, Violino e Formação Musical. Ao longo de todo o ano letivo está aberta a possibilidade de se ampliar a oferta a outros instrumentos, de acordo com o interesse manifestado pelos formandos. Qualquer aula pode ser dada em regime Individual, Naipe (classe de conjunto do mesmo instrumento) ou Tocata (classe conjunto diferentes instrumentos). A Bolsa EMtrad', cujo período de candidaturas será brevemente anunciado, voltará a atribuir duas bolsas de estudo que permitem o acesso gratuito a aulas de música para jovens de famílias com baixo rendimento familiar.
 
A novidade deste ano é uma atividade para grávidas. O Canto na Gravidez decorrerá nas manhãs do primeiro sábado de cada mês e pretende estabelecer uma importante fonte de bem estar para a mulher, bem como a criação de laços afetivos com o seu bebé, uma vez que o feto assimila várias aprendizagens através do som.
 
A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda mantém a sua atividade formativa de carácter social e comunitário em estreita relação com as IPSS, escolas e associações do concelho de Águeda. Todos os adolescentes e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que também desejarem fazer parte deste projeto, poderão inscrever-se a título individual numa sessão semanal aberta ao público, através do e-mail opa@dorfeu.pt

O Núcleo de Teatro (para adultos) e a Expressão Teatral (para jovens dos 12 aos 16 anos) continuam a formar novos talentos, abordando diversas técnicas de expressão corporal e vocal. Nas expressões Artísticas, para crianças dos 4 aos 6 anos, são exploradas as técnicas teatrais associadas à música e às artes plásticas num atelier experimental.

A 25 de setembro, a partir das 14h30, decorrerá uma Oficina de Percussão muito especial com o grupo Retimbrar, incluída na programação do Festival O Gesto Orelhudo. Destinada ao público em geral, esta oficina pretende desenvolver criativamente as capacidades percussivas dos seus participantes, utilizando materiais de bicicletas, em estreita parceria com o evento Águeda +B.
 
A formação externa continua a ganhar expressão sobretudo nas formações musicais e parcerias realizadas em Infantários, Instituições e Agrupamentos de Escolas do concelho de Águeda com conteúdos pedagógicos diversificados, adaptados, criados especificamente para cada contexto. São exemplo disso o “1º Curso Livre de Música Tradicional” no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, a reconstituição do grupo de teatro da ACSA – Associação Cultural dos Surdos de Águeda, entre outros projetos desenvolvidos no último ano letivo.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dformacao@dorfeu.pt, na página www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234603164 / 934623775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento (9h30-12h30 e 14h00-18h30).