A 6ª edição do Outonalidades arranca sexta-feira à noite, no bard’O, imediatamente após o encerramento do Festival O Gesto Orelhudo. Um Outono sem tréguas culturais, este que a d’Orfeu propõe.

O circuito de música ao vivo por bares do concelho de Águeda arranca no dia 18 de Outubro e só termina na última noite do Outono, no longínquo dia 21 de Dezembro. Uma programação interrupta de dez fins-de-semana farão de Águeda, mais uma vez, espaço privilegiado de atracção para os públicos nocturnos da região.
O evento terá, este ano, 22 espectáculos, rotativamente pelos 13 bares do concelho de Águeda que aderiram ao certame. Com o evento pretendem-se cativar os públicos para propostas inovadores em termos musicais, provocando uma migração que continue a fazer deste circuito, uma iniciativa de formato inédito a nível nacional.
Este ano, pela primeira vez, alarga-se a intervenção do Outonalidades para fora do concelho de Águeda. Em parceria com a Activar/Oficina de Música de Aveiro, as extensões também nos concelhos de Aveiro e Ílhavo irão multiplicar a grande festa resultante das anteriores edições, que se sucedem anualmente desde 1997, sempre restritas ao concelho de Águeda. Ainda numa fase inicial de expansão, irá testar-se agora a capacidade de aplicação do formato do Outonalidades, noutros locais, rumo a uma dimensão regional em futuras edições.
Cabe aos bares, tanto no circuito concelhio, como nas extensões, o grande mérito deste tipo de programação, sendo que a sua participação no evento vem dependendo de uma forte vontade também cultural. Para além de cada um dos bares aderentes, será novamente anfitrião da programação do Outonalidades 2002, o bard’O, no Espaço d’Orfeu, onde aliás se inicia o evento, a 18 de Outubro. Já prometida fica também a festa de encerramento no mesmo local, no último dia de Outono e que se espera, à semelhança de anos anteriores, resulte no encontro final dos grupos e bares participantes.
A produção executiva e coordenação do Outonalidades são asseguradas pela d’Orfeu – Associação Cultural. A Novóptica é sponsor oficial do evento, que conta ainda com o apoio oficial do Instituto Português da Juventude. A Câmara Municipal de Águeda apoia institucionalmente o evento, com o alargamento do horário de funcionamento dos bares, em noites de Outonalidades.
O Outonalidades 2002, no âmbito da actividade global da d’Orfeu , é considerado de manifesto interesse cultural pelo Ministério da Cultura.