Internacionalização do circuito chega a França. Mais de 300 grupos inscritos para 2013.
OuTonalidades em várias frentes!


A 22 de Março o “OuTonalidades - circuito português de música ao vivo” chega pela primeira vez a França, apresentando o jazz da cantora Melissa Oliveira no Babel Med, em Marselha. Entretanto, a próxima edição do circuito já está lançada, tendo-se atingido o impressionante total de 326 grupos inscritos para 2013. Os Espaços interessados em acolher concertos do próximo OuTonalidades, que vai para a 17ª edição ininterrupta, já se podem inscrever!

São maioritariamente portugueses (215 num total de 326) os grupos inscritos para o OuTonalidades 2013, mas também há grupos galegos - muito pela semente deixada por quatro edições transfronteiriças do circuito -, além de toda a Espanha, do Brasil, da Alemanha, de Áustria, de Angola, do Canadá, da Colômbia, da Croácia, de França, da Holanda e da Suécia, marcando o OuTonalidades como referência de circulação em Portugal também para grupos estrangeiros. Os artistas continuam a manifestar massivamente o seu interesse em participar no circuito português, contribuindo mesmo com uma jóia monetária - medida introduzida na edição anterior, com vista à sustentabilidade financeira do evento -, reconhecendo nesta iniciativa uma oportunidade única de divulgação e circulação.

Oficialmente encerrado o período de candidaturas, os grupos inscritos passarão agora por uma pré-selecção, por forma a constituir-se a bolsa restrita de grupos que será disponibilizada aos Espaços de música ao vivo interessados em acolher os concertos do 17º OuTonalidades. Todo o processo, tanto para Grupos como para Espaços, decorre online no portal da d’Orfeu. Para auxiliar no processo de pré-selecção, a d’Orfeu convidou jornalistas e bloggers da praça, que serão os Conselheiros do OuTonalidades 2013: Raquel Bulha (Antena 3), Davide Pinheiro (Disco Digital), Fausto da Silva (Rádio Universidade de Coimbra), António Pires (Raízes e Antenas / Blitz), Luís Rei (Crónicas da Terra) e João Nuno Silva (A Certeza da Música).

Por outro lado, o OuTonalidades assume, a cada edição, a sua vocação para a cooperação entre circuitos congéneres no estrangeiro. Na reciprocidade da participação dos franceses Andromakers no OuTonalidades 2012, a d’Orfeu promove agora a apresentação da portuguesa Melissa Oliveira e a sua banda em Marselha a 22 de Março de 2013, na programação paralela do festival Babel Med (um dos maiores mercados culturais europeus no âmbito da world music), no âmbito da parceria com a TREMA, instituição que coordena um circuito congénere do sul de França. Este projecto de parcerias internacionais é multilateral, envolvendo também, além de França e Portugal, circuitos e grupos de Espanha, Itália e Bélgica.

Para exportação ou para consumo interno, o OuTonalidades continua a dar cartas, ano após ano. Só decorrerá de 21 de Setembro a 21 de Dezembro de 2013, mas já mexe a 17ª edição do circuito português de música ao vivo!