Projecto ‘d’Orfeu Crioula’ inclui vários concertos no arquipélago
Toques do Caramulo na Atlantic Music Expo, em Cabo Verde!
Foto © Nóri Karádi
Uma comitiva d’Orfeu, que integra os músicos de “Toques do Caramulo” e “Reportório Osório”, parte a 28 de Março para Cabo Verde, para apresentar ambos os espectáculos em várias localidades da Ilha de Santiago, no âmbito do projecto ‘d’Orfeu Crioula’. A digressão culmina com o concerto de Toques do Caramulo na Atlantic Music Expo, em plena Cidade da Praia, a 7 de Abril.

A Atlantic Music Expo (AME), na sua 3ª edição, é uma feira profissional de world music dedicada às frentes atlânticas, unindo Américas, Europa e África. É uma iniciativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde, em co-produção com a Womex (maior certame do sector a nível mundial), que acolhe anualmente centenas de programadores culturais de cerca de 30 países na Cidade da Praia. Nesta edição de 2015, Toques do Caramulo é o único projecto português seleccionado. O concerto terá lugar no primeiro dia do programa da AME, a 7 de Abril, no palco principal da Rua Pedonal, na capital caboverdiana.

Na semana anterior à participação na AME, de 30 de Março a 4 de Abril, diariamente, a d’Orfeu apresenta “Reportório Osório” e “Toques do Caramulo” noutros locais da ilha de Santiago, nomeadamente em Santa Catarina, Tarrafal e Praia. Trata-se do projecto ‘d’Orfeu Crioula’, desenvolvido em parceria com promotores locais caboverdianos e que foi apoiado pela Direcção-Geral das Artes no âmbito do apoio à internacionalização.

Esta dupla presença artística em Cabo Verde alarga as relações criativas da d'Orfeu a uma geografia com afinidades culturais, tendo em conta matriz e língua comum, valorizando as suas propostas no contexto do público lusófono, além da disseminação e possível mestiçagem de reportórios musicais de origem portuguesa num território com uma densidade de músicos assinalável. É também um contributo valioso para a projecção internacional da d’Orfeu, enquanto estrutura criativa, nomeadamente com a marcante presença na Atlantic Music Expo.

Sobre a Atlantic Music Expo:
http://atlanticmusicexpo.com/

Agendas da digressão em Cabo Verde:http://www.dorfeu.pt/reportorioosorio
http://www.dorfeu.pt/toquesdocaramulo