O Congresso de Bastidores é um novo evento da d’Orfeu AC / Escola de Palco, que junta um universo de criativos ligados às Palavras, Palcos, Ofícios e Negócios, as quatro frentes de debate do “congresso”. Terá lugar no Auditório da ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. No período da manhã, cada convidado, individualmente, dará a conhecer ao público um pouco da sua experiência (rotina, histórias, métodos de trabalho). As tardes serão dedicadas a uma grande conversa com todos os oradores do dia, podendo o público intervir com as suas questões e comentários. As conversas serão moderadas por Marta Rocha (Antena 3) e ilustradas, ao vivo, por Joel Faria.

17 setembro, todo o dia @ Espaço d'Orfeu

Atividades em família e para escolas, de acesso livre, para experimentação. Aulas abertas (Música, Teatro e Palco), jogos, oficinas, etc., com o núcleo de formadores da Escola de Palco.

Sábado 18 setembro, 9h30 - 18h30 @ Auditório ESTGA

A ordem de apresentação de cada convidado só será conhecida no próprio dia.

Pedro Luzindro é ator, professor, encenador, comediante e improvisador. Formado pela ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, já colaborou com várias estruturas culturais e de entretenimento, das quais destaca os Artistas Unidos, Companhia do Chapitô, RTP e Canal Q, tendo participado em vários filmes, programas e séries de televisão.

Mário Rui Vieira é jornalista da BLITZ desde 2006, acumulando funções como redator de música da secção de cultura do Expresso. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional com um estágio no então jornal BLITZ, em 2004, escrevendo também para publicações como DIF, Parq ou Dance Club.

Ingrid Berger trabalha na produção de camarins do Rock in Rio desde 2001, em todas as edições, tanto no Brasil como no exterior. É produtora de eventos há mais de 35 anos, especializada em Produções de Backstage, sempre na área artística, onde trabalhou em grandes tours internacionais e inúmeros festivais. Tem também desenvolvido um Curso de Produção de Backstage, onde ministra aulas, no Brasil e em Portugal.

DJ RIDE é muitas coisas. É metade dos Beatbombers com Stereossauro. É campeão do mundo de scratch (2011 e 2016). É detentor de seis títulos de campeão a nível nacional. É um nerd do scratch, um DJ com capacidade para rockar festas sejam elas de que tamanho forem. É sound designer e produtor com vários EP’s e três álbuns no currículo. Ride é um apaixonado por música.

Domingo 19 setembro, 9h30 - 18h30 @ Auditório ESTGA

A ordem de apresentação de cada convidado só será conhecida no próprio dia.

Tó Pinheiro da Silva é o responsável pela gravação e coprodução, na qualidade de técnico de som, de mais de 450 LPs, que incluem nomes como Dulce Pontes, Madredeus, José Mário Branco, GNR, Camané, Amor Electro e muitos outros. Operou também mais de 2500 espetáculos destes e de outros grandes artistas. É professor convidado da ESMAE e da Universidade Lusófona.

Stereossauro é DJ, produtor, stratcher e autor. Em 2019 editou, em nome próprio, o álbum “Bairro da Ponte” com a colaboração de uma extensa lista de convidados como: Ana Moura, Camané, Carlos do Carmo, Capicua, Dino d’Santiago, Gisela João, Plutónio, Rui Reininho, Slow J, entre muitos outros. Ao lado de DJ Ride (Beatbombers), atuou na grande final da Eurovisão 2018, que decorreu em Lisboa e foi transmitida para todo o mundo.

Budda Guedes fundou em 2005 a Mobydick Records, responsável pela programação do Festival Nova Arcada Braga Blues, onde assume o papel de diretor artístico e produtor executivo. Em 2017, compôs o disco de Budda Power Blues com a diva do Jazz Maria João. É guitarrista, vocalista, compositor, letrista e produtor musical.

Beatriz Gosta, aliás, Marta Bateira é YouTuber, rapper (M7) e comediante. Desde 2015, dá vida a um vídeo blog quinzenal que rapidamente alcançou um lugar de destaque no meio digital, tendo dado o salto para a rádio e televisão nos anos seguintes. No final de 2019 chegou ao palco, em formato de Stand Up, com o sucesso imediato “Quem Acredita Vai”.