21h00 | abertura da exposição fotográfica
Tocadores na Escola
22h00 | lançamento do livro:
Tocadores Portugal Brasil: sons em movimento
+ apresentação audiovisual do projecto e projecção do documentário: O Litoral Sul por Lia Marchi
23h00 | Bailarico
..................................................................................................
Projeto Tocadores lança livro sobre música tradicional de Portugal e do Brasil
O projeto Tocadores é uma iniciativa de documentação e divulgação de tradições musicais populares que surgiu em 1998. Desde então, alcançou resultados como a publicação de um livro, a realização de dois documentários e de uma exposição de fotos sobre artistas populares do Brasil.
A coordenadora do projeto Lia Marchi, a partir de 2004 vem se dedicando a uma pesquisa sobre as relações da música tradicional de Portugal e do Brasil. O primeiro resultado desta nova etapa chega ao público com o livro Tocadores Portugal Brasil: sons em movimento . Elaborada após uma investigação feita também em Portugal graças a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e graças ao patrocínio da Siemens por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.
Esta publicação de 128 páginas e 180 imagens apresenta algumas das relações entre a música tradicional dos dois países. A autora convida o leitor a conhecer aspectos da cultura portuguesa que foram trazidos ao Brasil como instrumentos musicais e festas populares, em especial a festa do Divino Espírito Santo.
O livro traz também um complemento interessante intitulado Breve guia sonoro, bibliográfico e de websites , que apresenta 170 tópicos com indicações de fontes de pesquisa nos dois países facilitando ao leitor o acesso a materiais sobre o tema.
Com fotos do conceituado fotógrafo Zig Koch, o livro será lançado em Portugal no mês de outubro em diversas localidades. Nesta breve digressão, será exibido um registro audiovisual da pesquisa de campo e será aberta a exposição de fotos Tocadores na escola.
O projeto pretende continuar com a realização de um documentário, uma exposição de fotos e outras publicações. No momento está em fase de captação de recursos. Para quem quiser mais informações sobre esta pesquisa, basta acessar o site www.olariacultural.com.br
APOIOS
Incentivo: Prefeitura Municipal de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba / Lei Municipal de Incentivo à Cultura / SIEMENS
Obra resultante da investigação realizada com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Apoio cultural: Ministério das Relações Exteriores Departamento Cultural / IGPlan Inteligência Geográfica / Arlete Pinheiro Lentes de Contato e Próteses Oculares / Bergamo Turismo / Associação PédeXumbo / Associação D'Orfeu / Centro de Música Tradicional Sons da Terra / Toca Rufar Projecto de Percussão / Associação Gaita de foles / Instituto de Estudos de Literatura Tradicional FCSH Universidade Nova de Lisboa / Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Câmara Municipal de Castro Verde
Apoio institucional: Centro Nacional de Cultura / Instituto Camões na Embaixada de Portugal em Brasília / Consulado de Portugal em Curitiba / Departamento e Música USP Ribeirão Preto / Ministério da Cultura / Ministério da Educação
Projeto Tocadores
Histórico e principais realizações
O projeto Tocadores surgiu em 1998 com o objetivo de documentar e divulgar tradições musicais populares. Tem em seu acervo mais de 100 horas de gravação em áudio e vídeo e mais de 4.000 imagens de instrumentos, festas e artistas populares. Conheça algumas de suas realizações:
2002
Livro
Tocadores homem, terra, música e cordas
Lia Marchi, Roberto Corrêa e Juliana Saenger
Resultado de pesquisa realizada em duas regiões do país: Brasil Central (Entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo), esta obra de 336 páginas contém mais de 270 fotos e apresenta mais de quarenta tocadores entrevistados. Traz versos de folia, partituras de fandango e textos de autores e colaboradores.
- Indicado ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2003), do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na categoria Inventário de Acervos e Pesquisa.
2003
Documentários
Tocadores Brasil Central ( 24' )
Tocadores Litoral Sul ( 25' )
Direção de Lia Marchi e L.M. Stein
Os documentários revelam nas falas e imagens de violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, o rico cotidiano desta gente, seu amor pelo instrumento que tocam e muitas vezes constróem, suas relações familiares, devoções, a lida com a terra e outros elementos que compõem as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil.
- Tocadores Litoral Sul, vencedor da Categoria Melhor Média Metragem III EcoCine (São Sebastião, São Paulo).
- Documentários indicados ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2005), do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.
2005
Exposição de fotos
Tocadores na escola
Textos de Lia Marchi e fotos de Zig Koch.
Exposição composta de 34 cartazes com imagens e textos explicativos voltados para crianças e jovens. Este material foi desenvolvido para possibilitar ao aluno um aprendizado prazeroso sobre a cultura popular brasileira, permitindo que o professor possa trabalhar o tema de inúmeras maneiras.
- Indicado ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2006), do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na categoria Educação Patrimonial.